TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia De Sucessp

Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia De Sucessp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 11

O TRABALHO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PROFESSOR

Patrícia Regina Gueno

Sociedade Educacional de Santa Catarina ? SOCIESC

E-mail : patriciagueno@hotmail.com

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico a respeito do trabalho pedagógico escolar e o papel do professor, como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste é deixar clara a função e os passos do trabalho pedagógico e como o professor contribui para o sucesso do processo educativo como um todo. A importância deste é a reflexão proporcionada sobre o trabalho pedagógico desenvolvido dentro da escola, bem como sobre os problemas e desafios enfrentados pela escola. Dessa forma pode-se questionar: quem trabalha na escola? Que tipo de trabalho é desenvolvido? Assim, a leitura deste trabalho leva o leitor a compreender o trabalho docente e o movimento histórico que o constituiu, a importância das diferentes metodologias no processo pedagógico e o papel dos agentes desse processo: o professor e o aluno.

Palavras-chave: Processo Pedagógico, Professor, Aluno, Didática, Metodologia.

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que, como a história do homem, da sociedade e da cultura é evolutiva, o pensamento também deve sê-lo, ou seja, deve estar constantemente superando paradigmas ultrapassados e contribuindo para o progresso da humanidade.

Neste contexto encontra-se a escola e o ambiente escolar como um todo, cujo papel é a partir daquilo que presencia e vivencia da sociedade a que está inserida, determinar suas práticas pedagógicas a quem ela quer formar e dentro de que qualidade.

É comum na escola de hoje ser desenvolvido um trabalho pedagógico com preocupação em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive, prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, mas principalmente instrumentalizá-lo para o aprendizado escolar e sua, levando-o a perceber a importância desse aprendizado para sua vida cotidiana., Assim, tem-se que ter bem claro o papel do professor em elaborar aulas com planejamento e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextualizando o conteúdo escolar com o cotidiano vivido pelo aluno. Também é papel do professor instrumentalizar o aluno para que ele possa transformar a si, à sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento. Ele não deveria sair da escola sem saber para que ele estudou. É o que pais, mercado de trabalho e a sociedade em geral esperam do papel da escola e trabalho pedagógico desenvolvido nela e dos professores.

Ao refletir sobre uma proposta de trabalho com professores e alunos percebe-se que constantemente os professores questionam sobre as evoluções sociais, os problemas pessoais e sociais do aluno e de suas famílias. Olham a comunidade em torno da escola e dos municípios e vêem as constantes transformações que a sociedade vem produzindo nestes últimos anos. E a escola? Que evoluções ela vem produzindo para acompanhar as da própria sociedade? E o professor? Qual seu papel no trabalho pedagógico frente a estas mudanças?

A proposta deste trabalho é buscar a resposta para estas questões e tornar-se assim uma grande contribuição para o leitor que pretende se posicionar frente à vida de maneira crítica e progressiva, contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Assim, a pesquisa realizada consiste em buscar na literatura apropriada e em documentos escolares, como planejamento dos professores e materiais oferecidos pela escola as respostas para a questão do papel do professor no trabalho pedagógico.

2. O TRABALHO PEDAGÓGICO

Compreender o trabalho pedagógico requer entender o movimento histórico em que se constituiu. Produz-se conhecimento em nossas relações de trabalho no plano individual e coletivo, contudo, nem sempre se tem consciência desse fato. O sistema educativo sofre influência das transformações através dos tempos.

Analisando a história da humanidade percebe-se que, com o desgaste do sistema feudal e o advento da Revolução Industrial, surgem novas formas de organização da vida social. Se antes o trabalhador tinha controle sobre seu trabalho (predominava a forma artesanal de produção, na qual o artesão detinha a posse da mão-de-obra e das matérias-primas necessárias à produção), nesse período de industrialização, o trabalhador passa a ter somente sua mão-de-obra, transformada em mercadoria, pois submete-se aos ritmos impostos pela maquinaria, aos fluxos planificados de produção e às normas de produtividade impostas pelos dirigentes. Ele passou, pois da independência que possuía na economia de subsistência para a dependência imposta pelo capitalismo. Esses ritmos impostos pelo novo modo de produção acarretaram perda da qualidade de vida, principalmente para o trabalhador rural, que com a expropriação de seus bens de produção, vem para a zona urbana e se submete a esse processo produtivo. (FREIRE, p.23, 2004)

Segundo MASETTO (p.25, 1998), "todas essas mudanças provocaram o surgimento de duas novas classes sociais: a dos proprietários da matéria-prima, das máquinas e do capital, denominada burguesia e a dos trabalhadores assalariados, denominada proletariado." Contudo este sistema de produção não se manteria sozinho, havia a necessidade de se reproduzir estas relações de produção de forma não conflitiva.

Nesse contexto era preciso inventar, a manutenção desse outro modelo que, exigia-se minimamente uma instrução que viabilizasse o manuseio das máquinas e a própria disseminação ideológica do sistema capitalista. E assim criaram-se escolas onde não existiam e onde os filhos dos trabalhadores pudessem ser submetidos às relações sociais do processo de produção capitalista.

No período pré-industrial o clero era responsável pela educação de determinados grupos de pessoas, já que a escola ainda não atendia os filhos dos trabalhadores. Contudo com a expansão do capitalismo e a ampliação da oferta escolar, a igreja não consegue atender à demanda e decide preparar pessoas leigas para assumir tal missão, porém com a exigência de que elas permanecessem fiéis aos dogmas da igreja, evento este que contribuiu fortemente para disseminar a idéia de docência como sacerdócio. Em contraposição a concepção religiosa que os jesuítas propagavam, a influência das idéias iluministas e a implantação do liberalismo provocam conflitos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com