TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia E A Gestão

Artigos Científicos: Pedagogia E A Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

UMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................4

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS...........................4

2.2 CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA ESCOLAR......................5

2.3 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA........................................5

2.4 TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO............................................................8

3 CONCLUSÃO.............................................................................................10

4 REFERENCIAS..........................................................................................11

INTRODUÇÃO

O diretor da escola é antes de tudo um educador, sua função envolve a articulação do pedagógico, do administrativo e do social e deve reunir os diversos segmentos em torno do projeto político-pedagógico. Deve exercer uma liderança democrática e poderá compartilhar tarefas com professores, funcionários, pais, alunos e comunidade escolar, contribuindo para a qualidade do trabalho pedagógico.

Currículo, tal tarefa é importante, pois ele é o coração da escola e as temáticas que ele desperta devem ser sempre contextualizadas com o conhecimento e cultura escolar.

Fundamentos técnicos e científicos da pesquisa em educação. Pesquisa educacional: abordagem quantitativa e qualitativa. Métodos e técnicas de pesquisa. Produção de trabalhos científicos e acadêmicos.

Tecnologias em Educação compreende o estudo dos fundamentos teóricos da educação e tecnologia e suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem numa abordagem crítica. Seleção e utilização de recursos tecnológicos e multimeios no estudo das linguagens e novas tecnologias em sistemas educativos.

DESENVOLVIMENTO

No desenvolvimento apresentaremos a síntese reflexiva do eixo A Gestão na Ação Docente e o seu caráter interdisciplinar entre as disciplinas do semestre.

A gestão escolar na perspectiva da administração individual, da hierarquia e da fragmentação de tarefas vem perdendo seu espaço para a gestão democrática, entendida como compartilhamento de responsabilidades no contexto escolar. O objetivo desta disciplina é refletirmos sobre a construção do processo de gestão escolar democrática participativa e, também, repensarmos a lógica da participação docente na organização, gestão e, principalmente, nas relações e dinâmicas escolares, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisões coletivas.

INTRODUÇÃO

A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Sete Lagoas, sendo uma estadual e uma municipal, foram entrevistadas duas professoras negras.

O presente trabalho tem como objetivo principal compreender as diferentes visões e posicionamentos de professores (as) negros (as) frente à questão das relações raciais. A partir do depoimento das duas professoras negras da rede pública de ensino de Sete Lagoas, busquei compreender as experiências pessoais e profissionais vividas com a discriminação racial ao longo de seus percursos e como essas experiências incidiram na forma como pensam e se posicionam frente às relações raciais em suas vidas e na atuação profissional. Determinados contextos vivenciados por elas geraram diferentes maneiras de “estar no mundo” possibilitando o entendimento de que existem várias formas de compreender e dar significado às discriminações existentes. O mito da democracia racial, amplamente disseminado em nossa sociedade, produz uma forma muito peculiar de manifestação das relações raciais marcada por silenciamentos e ambigüidades. Cada professora teve um tipo diferente de reação em diversos momentos de suas vidas, desde atitudes de negação do preconceito, conformação e não percepção da sua incidência. A mudança na forma de perceber como o racismo se manifesta tanto na sociedade quanto na vida de cada um dependerá de um longo processo de reelaboração pessoal marcado por dúvidas, silêncios, constrangimentos, angústia, ressentimentos e revolta.

No intuito de captar as diferentes circunstâncias vividas pelas professoras em relação à

questão racial, a escolha pela profissão docente e sua atuação pedagógica e política no interior das escolas. Os depoimentos desses professores abrigam um universo de informações fundamentais para a compreensão de como se dão as relações raciais não só nas instituições de ensino, como na própria sociedade brasileira.

O espaço da conversa, do depoimento abriu caminho para reflexões feitas no momento mesmo das entrevistas, permitiu um novo encontro consigo mesmas e trouxe à tona novas compreensões de fatos não compreendidos no passado por diversos motivos, desde a ausência de uma reflexão mais crítica das situações de discriminação vividas, até a recusa em aceitar a existência das

mesmas. Não sem razão, uma das professoras chorou ao relembrar determinados fatos.

2 – DESENVOLVIMENTO

A escola apresenta-se para muitos grupos sociais e étnico-raciais como um local de humilhação e de tensão constantes, diminuindo nas crianças negras o desejo de nela permanecer (AMARAL, 2001). Porém, a intervenção da escola orientada para reversão de uma imagem negativa imputada ao negro é prioritária e torna-se necessária a disseminação da relevância do tema associado a uma política de formação de professores para trabalhar com a temática.

O tratamento de igualdade na escola se dá em um plano ideal, pois, na prática, o que se verifica é que a diferença é percebida, reconhecida e em seguida desrespeitada, desprezada, estigmatizada. Não se consideram as crianças e os jovens com culturas diferentes do padrão dominante como pessoas que precisam ser respeitadas.

Existem vários graus de

conflitualidade social e racial em nossa sociedade e a escola precisa criar condições para lidar com os conflitos, independentemente do lugar que alunos negros e brancos, professores negros e brancos estão nesse conflito. Gadotti, Freire e Guimarães

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com