TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia E Prática Docente

Artigo: Pedagogia E Prática Docente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  2.889 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1ª edição – São Paulo: Cortez 2012 – (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta). Capítulos I, II e III.

A autora inicia o capítulo descrevendo a necessidade que o homem tem como ser inacabado, de influências e processos educacionais para a sua sobrevivência e construção de sua subjetividade. A educação tem a capacidade de humanizar, socializar e inserir o indivíduo em uma cultura e esse triplo processo educacional que visa à educação de uma sociedade é atribuído a Pedagogia, que apesar do grande avanço que ocorreu desde a antiga Grécia até os dias atuais, não criou uma fórmula mágica de educar o ser humano e como conseqüência, na contemporaneidade muitos a consideram como uma ciência que não tem muita necessidade e até mesmo descartável. Para Maria Amélia diante das dificuldades que a sociedade humana vem passando como resultado da inversão dos valores sociais, e os grandes desafios que são apresentados a escola em face dessa inversão, faz se necessário, exatamente nesse momento, ações pedagógicas de valores educativos e de novos contornos para resgatar a socialização humana.

O texto mostra a realidade das escolas nos dias atuais, às dificuldades que vêm ocorrendo no processo ensino-aprendizagem no Brasil, e pontua que as práticas pedagógicas já não parecem ser trabalhadas em processos de formação inicial de professores, e diante das dificuldades que os docentes têm em organizar uma prática que ensine os alunos, a autora se questiona sobre as possibilidades da Pedagogia, como ciência, oferecer subsídios que permitam ao professor atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem. O texto chama atenção para as pesquisas que comprovam que o professor sozinho não consegue atuar e ressalta que na ausência do fundamento pedagógico o processo ensino-aprendizagem se constitui em torno de atividades que não constroem sentidos e não impulsionam professores e alunos a participarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com