TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Infatil

Casos: Pedagogia Infatil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Titulo: Construção da traqueia artificial na recuperação de pacientes com câncer.

Aluno: Emerson Felipe Lima de Lucena.

Odontologia 2013.2

Introdução

A Traqueia é um Órgão Tubular presentes nos mamíferos, com aproximadamente 10 a 12 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de diâmetro. É mantida aberta devido a vários semicírculos de cartilagem hialina, internamente ela é revestida por um epitélio ciliado mucoso, importante para reter partículas sólidas, micro-organismos e outras substâncias, evitando que elas cheguem aos pulmões. Ao final se bifurca originando os Brônquios trata-se basicamente de um tubo, constituído de cartilagem e uma membrana elástica. Pode ser acometida tanto por doenças malignas (raras) quanto por doenças benignas (mais comumente).

Os tumores da traquéia, embora raros, podem, da mesma forma crescerem ao ponto de ocasionar um fechamento e até uma parada completa da respiração, impedindo a passagem de ar, causando a morte. A traquéia, também pode ser comprimida de fora para dentro, por outras doenças torácicas, proporcionando também um fechamento e insuficiência respiratória Os tumores laríngeos e a radioterapia podem provocar edemas e dificuldades respiratórias que angustiam o doente.

O novo método utiliza um molde sintético, construído em laboratório. Esse molde é recoberto com as células-tronco, que crescem para formar os tecidos orgânicos. O molde para a traqueia artificial foi criado na University College, de Londres, com nanocompostos desenvolvidos e patenteados pelo professor Alexander Seifalian. Usando fibras plásticas e células humanas. Usando esse material, eles criaram polímeros (longas cadeias de pequenas moléculas) que, tendo como base uma tomografia computadorizada do paciente, foram usados para criar a estrutura básica da traqueia. O molde pronto foi levado a Estocolmo, onde as células tronco do paciente foram incorporadas e cultivadas sobre ele. O resultado é uma traqueia viva que pode ser implantada sem risco de rejeição.

Sem dúvida alguma a traqueia é um órgão fundamental para a manutenção da respiração e consequentemente da vida, por ser um órgão acometidos de patologias que podem gerar câncer.

Objetivo geral

O trabalho tem como objetivo mostrar formas alternativas que substituam traqueias naturais por modelos artificiais, utilizando o cultivo em células tronco que se adequem as funcionalidades do individuo sendo acometidos por câncer.

Objetivos específicos

• Mostrar os meios de cultivos necessários para a criação da traqueia artificial.

• Correlacionar os materiais utilizados e as etapas de criação da traqueia artificial a parti de um molde de polímero.

• Mostrar como e os potenciais das células troncos no desenvolvimento do molde de polímero da traqueia artificial.

• Analisar os testes já feitos em pacientes acometidos com câncer, que já receberam a traqueia artificial.

• A importância do uso das células tronco na substituição de órgãos acometidos de patologias cancerígenas

Metodologia

Esse trabalho se dar ao desenvolvimento da traqueia artificial a partir do desenvolvimento de biomateriais com nano-estruturas. Os métodos empregados na analise desse trabalho, vai das próprias experiências realizadas em paticitentes acometidos com câncer traqueal. Aonde os mesmos receberam a própria traqueia cultivada em células troncos. Estudos científicos e a própria traqueia cultivada será como molde nas apresentações relatadas, tomando como ênfase a importância das células troncos na diferenciação e na construção dos órgãos artificiais. A construção segue um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com