TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Vigotsky

Tese: Pedagogia Vigotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES DAS AULAS 01 E 02:

Vocês terão três atividades para enviar neste portfólio da aula 02:

01.Pelo que estudamos a crítica, não depende do nosso gosto e que está fundamentada em aspectos do próprio texto. Não é necessariamente uma crítica negativa, pois permite apontar, também, os pontos positivos do texto. E que ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginação, a coerência, o raciocínio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras do mundo. Assim, elabore a crítica e a problematização do texto “PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS” (O MESMO ESTA NO FINAL DESTA PÁGINA): VOCÊ DEVERÁ ELABORAR A CRÍTICA COMO RESPOSTA NO ITEM ABAIXO E A PROBLEMATIZAÇÃO A SEGUIR. DEIXANDO DESTACADO CADA UM). (Valor 1,0)

a) Critica:

b) Problematização:

02. Dê exemplos de 2(duas) referências de livros (poderá se de qualquer obra) de acordo com as normas da ABNT. ( Valor: 0,5)

R.:

03. Exemplifique duas referências de sites de acordo com as normas da ABNT. (0,5)

R.:

Esta atividade vale 2.0 (dois) pontos

Obs.: as três atividades deverão ser enviadas no portfólio 02, de uma única vez, isto é, em um único portfólio.

CÓPIAS NA ÍNTEGRA E OU PARCIAL É CONSIDERADO PLÁGIO, PORTANTO A ATIVIDADE SERÁ ZERADA.

Orientações para o envio das atividades:

 Formatação das atividades: margem esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. Texto justificado. Espaçamento entre linhas 1,5cm para o corpo do texto e nas referências o espaçamento entre linhas é simples. Fonte Times New Roman ou Arial e tamanho da letra 12.

 Inserir referência no final de cada atividade, mesmo que, o material de consulta seja somente o guia de estudos.

 A atividade será avaliada uma única vez, sem reavaliação, somente quando solicitado pelo professor para que seja reenviada a atividade pelo portfólio.

 Cópia de sites de internet ou qualquer outro material impresso, sem a devida referência do documento pesquisado, será considerado plágio e a avaliação daquela atividade não serão considerados.

Artigo para a crítica e a problematização:

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS[1]

Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima [2]

A prática pedagógica da alfabetização, atualmente, vem sendo influenciada por alguns estudos e pesquisas sobre Conhecimento e Linguagem: Construtivismo, Socioconstrutivismo, Psicogênese da Língua Escrita, Análise do discurso e linguagem extraverbal.Construtivismo é a aplicação pedagógica dos estudos de Jean Piaget (1896-1980), educador, psicólogo, biólogo e filósofo suíço que reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem.

Ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da Epistemologia. Segundo suas pesquisas, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objeto de conhecimento, no nosso caso, a Língua Portuguesa, a estruturas anteriores presentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do que vai ser assimilado. Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Nesse enfoque, a função do professor é propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual, uma vez organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente. O Socioconstrutivismo é uma teoria que vem sendo desenvolvida a partir dos estudos de Vigotsky e seus seguidores. Vigotsky (1896-1934) graduou-se em Literatura na Universidade Moscou. Lecionou Literatura e Psicologia e criou um laboratório de Psicologia no Instituto de Treinamento de Professores. Trabalhou no Instituto de Psicologia e no Instituto de Estudos das Deficiências em Moscou.

No período de 1925 a 1934, reuniu um grupo (do qual participavam Luria e Leontiev) e iniciou estudos sobre a crise da Psicologia, buscando uma alternativa para o conflito entre as concepções idealista e mecanicista.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com