TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pele

Tese: Pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

Pele

A pele é um órgão que reveste a superfície externa do corpo, separando o organismo do meio ambiente. E o maior órgão do corpo humano, sendo uma barreira contra agentes agressores externos.

A pele representa 12% do peso seco total do corpo, com peso aproximadamente de 4,5 quilos, e espessura variando entre 1.5 e 4 mm. Um pedaço de pele com aproximadamente 3 cm de diâmetro contém mais de 3 milhões de células, 100 e 340 glândulas sudoríparas, 50 terminações nervosas e 90 cm de vasos sangüíneos.

1.1Camadas da pele

A pele é composta por duas camadas principais:

1) a epiderme

2) a derme

A camada mais superficial da pele compõe células epiteliais, é denominada epiderme e está em contato com o meio externo. As invaginações desta camada produzem as glândulas sudoríparas, os folículos pilosos e outros anexos epidérmicos.

A derme é composta por uma porção conjuntiva, sendo uma camada média de sustentação, que contém os anexos cutâneos, os vasos sangüíneos, os nervos e os terminais nervosos.

A derme se apoia sobre a hipoderme (tecido subcutâneo), que é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, rico em células adiposas, interposta entre a pele e as estruturas subjacentes (músculo, ossos, etc.). A hipoderme forma uma camada espessa de tecido adiposo, não pertencente à pele.

1.1.1 Epiderme

A epiderme, a camada mais externa da pele é formada por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, sendo a porção mais profunda da epiderme (camada basal ou germinativa) constituída de células epiteliais (queratinócitos), que se proliferam continuamente e em sua evolução em direção a superfície sofrem o processo de queratinização ou corneificação. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. Tipicamente em todos os epitélios, não há vasos sangüíneos, embora a derme subjacente seja vascularizada.

A epiderme apresenta quatro tipos de células: os queratinócitos que constituem a população predominante, os melanócitos que produzem o pigmento que da cor a pele (melanina) , as células de Langerhans (células de defesa) e as células de Merkel.

As camadas da epiderme, com foco facial:

- Camada Germinativa (basal)

- Camada Espinhosa

- Camada Granulosa

- Camada Córnea

1.1.1.1 Camada córnea

Esta camada é a camada mais externa da epiderme é constituída por cerca de trinta fileiras de células queratinizadas, achatadas, mortas e sem núcleo, que formam as laminas. Na pele saudável, os corneócitos possuem altas concentrações (até 10% do seu peso seco) de fator de hidratação natural (Natural Moisturizing Factor – NMF), que mantém um grau apropriado de hidratação na camada córnea.

1.1.1.2 Camada granulosa

É a terceira camada da epiderme que é constituída por cerca de cinco fileiras de células planas, com grânulos de cor escura. Caracteriza-se pela rica presença de grânulos de queratina nas células. Após a maturação das células espinhosas, há perda do núcleo e achatamento dos queratinócitos, com formação de placas de queratina, o que proporciona a perda da sua vitalidade.

As células adjacentes são unidas pelas mesmas fibras (desmossomos), que as células espinhosas.

1.1.1.3 Camada espinhosa

É formada por células cubóides ou ligeiramente achatadas, de núcleo central. Possui de quatro a dez camadas de queratinócitos (células espinhosas), com a função de manutenção da adesão entre as células da epiderme e conseqüente resistência ao atrito, que vão se diferenciando à medida que se migram para a superfície. As mais profundas são arredondadas, enquanto as que estão mais próximas da superfície são mais planas. O número de camadas varia em diversos locais da pele, embora seja sempre maior ao nível das cristas epidérmicas, forma de dedos na direção da derme. As células espinhosas vizinhas, ao estrato basal dividem-se duas ou três vezes, fornecendo assim novos queratinócitos à pele.

1.1.1.4 Camada basal

É constituída por células altas e cilíndricas dispostas sobre uma só camada, repousando sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme. Apresenta intensa atividade mitótica. As células se multiplicam, produzindo queratinócitos, os quais migram para a superfície tornando-se parte das camadas mais superficiais (queratinização) promovendo a constante renovação da epiderme, as novas vão empurrando as mais antigas em direção à superfície, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas. Calcula-se que a epiderme se renova a cada 15 ou 30 dias, dependendo do local e da idade da pessoa.

1.1.2 Derme

Uma espessa camada, localizada abaixo da epiderme, responsável por 90% da espessura da pele. É um tecido conjuntivo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com