TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penal

Trabalho Escolar: Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CARLOS WAGNER ATAIÊK LIMA DE ARAÚJO

OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE BOA VISTA-RR PARA OPERAÇÕES EM MERCADO INTERNACIONAL.

BOA VISTA – RR

2014.2

CARLOS WAGNER ATAIÊK LIMA DE ARAÚJO

OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE BOA VISTA-RR PARA OPERAÇÕES EM MERCADO INTERNACIONAL.

Projeto de monografia apresentado como parte obrigatória da verificação como o requisito para obtenção de nota para TCCI.

Orientadora: Jacqueline Alves Machado

BOA VISTA – RR

2014.2

SUMÁRIO

1 TEMA 3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3

2 PROBLEMA DE PESQUISA 3

3 JUSTIFICATIVA 3

4 OBJETIVOS GERAIS 3

4.1 Objetivos Específicos 3

5 REFERENCIAL TEÓRICO 4

5.1 Comércio Internacional:Aspectos Conceituais, História e evolução..............4

5.2 Teórias no comércio Internacional 6

5.3 teória mercantilista 7

5.4 A Teoria do Equilíbrio Automático da Balança Comercial 8

5.5 A teoria da Vantagens Comparativas Absolutas de Adam Smith 8

5.6 Teoria das Vantagens Comparativas Relativas de David Ricardo 9

5.7 O Modelo de Heckscher-Ohlin...........................................................................12

RFERÊNCIAS............................................................................................................13

1 TEMA

Logística de transporte internacional: o caso de uma empresa no segmento de transporte em Boa Vista-RR.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A logística é parte integrante, senão a principal variável de eficiência para o comércio exterior. Tempo, prazo de entrega, assistência técnica e pronta-entrega são itens importantes da variável. Devemos entender a logística, não somente como transporte, mas, sim, desde a comunicação até a entrega do produto ao cliente.

No entanto, o quesito transporte é fundamental para o melhor desempenho da logística, ainda mais em um país como o Brasil, líder natural de um continente inteiro e dono de um potencial incalculável em termos de produção.

Com a privatização, houve certa melhoria das estradas, mas o custo de pedágio muitas vezes inviabiliza, por exemplo, a competitividade do setor agrícola para o mercado externo. Logo um dos setores de maior poderio na competição com outras nações.

Pode-se dizer que o comércio são relações que implicam na obrigatoriedade de haver uma reciprocidade nas atividades de permuta, troca, compra e venda de produtos e serviços.

No comércio internacional é caracterizado pelo intercâmbio de mercadorias e serviços e ainda pela movimentação de capitais entre as nações. A economia internacional trata das questões microeconômicas – conceito de globalização, preço de exportação, fluxo de mercadorias, relacionamento entre países ou de países com blocos econômicos e entre outras.

Comércio exterior são os termos, regras e normas nacionais das relações de negócios, transações e estudos no comércio internacional. Este comércio tem impulsionado a internacionalização das economias e mais recentemente, as trocas internacionais no setor de serviço têm acelerado esse processo. Essa viabilidade tem sido maior, sobretudo com a crescente evolução do processo de globalização de mercados, que de forma ativa, ou mesmo função de nova concorrência que se tem feito sentir, tem feito com que os empresários procurem a expansão alem das suas fronteiras.

As ferrovias foram beneficiadas no Brasil, um país tão grande em dimensões deveria ter desenvolvido ferrovias no sentido Norte-Sul para ser competitivo. Espera-se que, com as privatizações realizadas no setor ferroviário, haja condições de melhorar o transporte em termos de qualidade e custos para se chegar aos portos.

Outra dificuldade para o comércio exterior é a precariedade no transporte marítimo, tanto interno quanto externo. Infelizmente, o Brasil não é rota principal do comércio exterior dentro deste modal. Os serviços portuários são ineficientes, dificultando as rotas dos navios.

Um sistema de transportes é constituído pelo modo (via de transporte), pela forma (relacionamento entre os vários modos de transporte), pelo meio (elemento transportador) pelas instalações complementares (terminais de carga). Como em qualquer outra atividade humana, o estudo do transporte envolve o conhecimento de sua terminologia.

O serviço realizado por transportes, em qualquer situação que se encaixe é de fato entender que há modalidades para a realização de traslados. Entender questões sobre as operações de intermodalidade, multimodalidade e transbordo, pois são aquelas que utilizam mais de um veículo para transporte de determinada carga desde o ponto de origem ate o seu destino final.

O Brasil aumenta o volume de suas exportações ano a ano, desde a sua abertura do comercio exterior em 1990 com o Plano Collor, o novo milagre brasileiro de conseguir aumentos de participação no cenário internacional é notório.

Não se é difícil explicar esse acontecimento quando temos uma base industrial elevado, educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com