TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Complexo

Dissertações: Pensamento Complexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

O Pensamento Complexo é um dos pressupostos da Transdisciplinaridade.

Trata-se de uma nova maneira de perceber e pensar o mundo.

mandalaEdgar Morin defende esse pensamento como uma maneira de repensar a realidade e a educação. O Pensamento Complexo é uma maneira de sair de um padrão de pensamento cartesiano, que leva à fragmentação do conhecimento, negligenciando as relações que existem entre esses conhecimentos e que são essenciais à visão significativa do todo.

Ao propagar a ideia de um Pensamento Complexo, apostamos em uma mudança de paradigmas, passando de um paradigma de dominação e poder, de fragmentação, classificação e hierarquização, para um paradigma de cooperação, que valoriza e restabelece as relações, as atitudes significativas.

Para isso, alguns autores sistematizaram os operadores cognitivos do Pensamento Complexo. São operadores do pensamento, ou seja, as características de processamento do pensamento, sob a luz da complexidade.

Humberto Mariotti, Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso são alguns autores que trabalharam na direção de sistematização desses operadores cognitivos.

mandala1- Circularidade

O pensamento linear é um elemento fundante do racionalismo moderno. A partir disso, a ciência moderna evoluiu fragmentando os conhecimentos, as relações, e assim, perdendo a visão do todo.

A Circularidade surge a partir de uma proposta de causalidade recursiva e retroativa, capaz de ir em busca desta interpretação multidimensional e multirreferencial da realidade. Esse operador cognitivo da complexidade perpassa todos os outros, pois é a circularidade o elemento que supera a ordem linear.

2 Autoprodução

A Teoria Geral dos Sistemas e a Teoria da Autopoiese partem de uma dinâmica não-linear de concepção sistêmica da realidade. Nessa perspectiva, os elementos que compõem um sistema estão associados por meio de um acoplamento estrutural. Neste acoplamento, qualquer elemento influencia o sistema e, ao mesmo tempo, é influenciado por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com