TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento De Karl Marx

Pesquisas Acadêmicas: Pensamento De Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História e Direito. Ele foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Suas ideias influenciaram a chamada revolução socialista, movida pela metade da população influenciada da época.

Karl Marx era baixo, tinha uma formidável barba que tornava-lhe a expressão ameaçadora. Era um homem desorganizado em todos os aspectos de sua vida, em toda sua vida teve somente um trabalho fixo e apesar de ser um estudioso de economia, não conseguia controlar sua própria finanças. Ele tinha um amigo que esteve ao seu lado em todos os momentos de sua existência, Marx era o maior cérebro dos dois; onde Engels seu amigo entrava com a liberdade e a energia, Marx proporcionava a profundidade.

Marx vinha de uma família de base liberal, seu pai Heinrich Marx achava que o filho fosse estudar Direito. Ao ingressar na Universidade de Bonn e Berlim ele se viu empenhado no grande debate filosófico da época. Karl Marx se casou aos vinte e cinco anos Jenny Von Westphalen, sua vizinha de quando criança, ele teve sete filhos, quatro morreram na infância e duas se suicidaram-se na vida adulta, a situação financeira deles era tão difícil que no falecimento de uma das filhas, sua esposa teve que implorar esmolas para realizar o sepultamento de sua filha Franzisca. No entanto foi uma união bastante devotada de amor, companheirismo e cumplicidade da parte de sua esposa que manteve a casa por dezesseis anos, enquanto ele Karl Marx dedicava-se a escrever.

Os Marx mudaram-se para Londres em 1849. Uma expulsão de Paris pelo seu jeito briguento e grosseiro de ser, quatro anos antes, os levara para Bruxelas, onde ficaram até os tumultos revolucionários de 1848.

A família de Karl Marx tinha de maior valor suas ideias, eram despejados das casas onde moravam de aluguel, pois ele não tinha um emprego fixo para assim sustentar sua família com um pouco de dignidade, muita das vezes eles conseguia algum dinheiro com empréstimos, penhorando até suas roupas, quando não pedia ajuda ao seu amigo.

Em seus longos anos de exílio Karl Marx não produzisse nada mais do que um movimento revolucionário operário, hoje em dia ele não teria tanta importância aos olhos do mundo. Ele foi apenas um em dúzias de revolucionários e não sequer o que obteve maior sucesso entre eles; foi apenas um do maiores profetas do socialismo e, na verdade, escreveu quase nada sobre como a nova sociedade.

Karl Marx morreu aos 64 anos com abcesso no pulmão, fiquei estarrecida ao ler que somente 11 pessoas compareceram ao seu enterro, um homem que mostrou para o mundo o desenvolvimento econômico.

Conclusão

Todos os capitalistas têm lucro, mas também todos competem uns com outros para mostrar quem é o melhor, quem tem mais capacidade de expandir as escalas de produção ás custas de seus competidores. Sabemos que não é assim tão fácil expandir. Requer muito mais trabalhadores, para isso teriam que lutar entre si pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com