TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Sociológico de Karl Marx e Max Weber.

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Lucia de Carvalho M. Oliveira

RGM-15704572

Disciplina-Sociologia

Pólo- Cuiabá MT

               O pensamento sociológico de Karl Marx e Max Weber.

   A sociedade como um todo sempre passou por diversas transformações, sendo elas sociais politicas ou culturais. A sociologia como um todo partiu do principio positivista do pensador Augusto Comte, que é considerado o pai dessa grande ciência, entretanto com o passar dos anos surgem outros pensadores que iremos comparar agora, eles são; Karl Marx e Max weber.

    Marx nos traz, por meio de suas observações e estudos, seu método que analisa a sociedade por meio de duas classes sociais: A capitalista e a do Proletariado. Karl Marx diz que só pode ser caracterizado um Capitalista aquele que possui os meios de produção, ou seja, os donos do capital. Já Marx define como proletariado, o que detém sua força de trabalho e os vendem em troca de capital.

  Max Weber entra totalmente em contraposição ao pensamento positivista, nos mostrando o seu principal instrumento de análise cientifica, o que ele chamou de Ação Social. Que dispõe em analisar os aspectos das influencias de cada individuo e as consequências das atitudes de cada pessoa em convivência com a sociedade.             Max segue sua linha de estudos, trazendo-nos a sociologia compreensiva, que retrata as análises cientifica em duas visões, primeiro a de selecionar explicitamente a dimensão do objeto a ser estudado e, depois, apresentar essa margem de uma maneira pura, sem suas abrangências concretas.

  Apesar de Karl Marx e Max Weber pensarem de maneiras distintas, ambos por meio de estudos, procuraram entender e compreender a sociedade a fim de buscar de uma forma, a explicação dos comportamentos do individuo em sociedade.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com