TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensando A Divecidade

Casos: Pensando A Divecidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

PENSANDO A DIVECIDADE

Hoje o ato de educar se tornou um desafio aos educadores, pois o papel da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se cada vez mais e assinala uma necessidade de construir uma escola mais reflexiva voltada para a formação das pessoas, um espaço onde seja permitido o acesso de todos em relação aos conhecimentos elaborados socialmente, os quais devem ser adotados como sendo necessários ao exercício da cidadania.

Assim a ideia de diversidade se coloca neste momento como algo importante a ser buscado, pois a questão entre desigualdade e diversidade tem ocupado um lugar de destaque nos dias atuais, pelo fato de que muitas pessoas usam a diferença para promover o preconceito ou para se dizer superior ao outro. O ponto de partida desse debate é a percepção, a reflexão e a atuação para que as diferenças não se tornem desigualdade, de maneira que em uma sociedade inclusiva, as diferenças culturais, individuais e sociais sejam usadas para enriquecer as relações e a aprendizagem entre os seres humanos, como mudança significativa na atitude e no comportamento das pessoas.

O Brasil desde o começo de sua formação histórica foi marcado pela existência de diferentes povos e culturas. Viviam aqui povos indígenas, com uma cultura guerreira e muito ligada á natureza, depois chegaram os colonizadores portugueses que trouxeram a cultura europeia, e por fim o negro africano, o qual foi feito de escravo, trazendo consigo também suas crenças, falas e costumes. Com o fim da escravidão, vieram para o país muitos outros povos, como por exemplo, os italianos, alemães, japoneses, que foram acrescentando ao nosso país um novo detalhe cultural.

Como podemos ver, nossa história é marcada pela exclusão simbólica do outro, como por exemplo, temos a escravidão, o que na maioria das vezes isso ocorre porque a sociedade estabelece conceito do que é ser belo, ser mulher, ou atém mesmo do que é ser brasileiro, e isso vem se arrastando de tempos em tempos.

O nosso país não tem uma identidade única, por ser caracterizado por muitos rostos, costumes, expressões culturais e que diversidade histórica esta ligada a mudança no decorrer da história da humanidade, sua adaptação aos meios cultural e social.

A língua portuguesa é diversificada pela grandeza de nosso País, e com isso ela se modifica em cada região, sendo assim, não se pode dizer que existe uma língua única, pois nem todos tem acesso á norma culta e os que conseguem alcança-la se deparam com algo desconhecido, como se fosse outro idioma.

Mesmo sendo diversificada, a língua portuguesa continua sendo nossa língua, entretanto, cada indivíduo adapta-se á sua maneira de comunicação referente ao meio em que vive.

Há um preconceito reforçado na questão de que qualquer manifestação linguística que não esteja relacionado ao triângulo escola-gramática-dicionário está errada, feia, rudimentar. que esse preconceito linguístico vem baseado no mito de que há uma única língua portuguesa digna, que seria a ensinada nas escolas, explicada pela gramática e relacionada nos dicionários.

Desde o momento em que nascemos, recebemos muitas influências do grupo ao qual estamos inseridos, como por exemplo, maneira de falar, a língua, costumes, entre outros. E ao crescermos essas influências vão crescendo também, transformando em novos hábitos, costumes, de forma que nos deixe completo e membro dessa sociedade.

Sendo assim, tudo aquilo que partilhamos e aprendemos como membros dessa sociedade poder ser definido como cultura. A cultura brasileira em seu interior é composta por uma diversidade cultural, que vem desde os tempos da colonização, ocorrido através da mistura das manifestações culturais dos povos que aqui habitaram.

A diversidade cultural deveria ser preservada, pois ela cria um mundo rico e variado que da abertura a muitas escolhas, alimenta as capacidades e os valores humanos, pelo fato de ser algo extremamente importante no desenvolvimento das comunidades, povos e nações.

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano, pelo fato de que com a existência de pessoas diferentes, com suas diferentes culturas, etnias fazem com que o mundo se torne mais completo. Para que haja uma convivência entre essas pessoas é preciso que estas diferenças sejam respeitadas.

Os debates sobre esse reconhecimento e respeito às diferenças no Brasil exigem um repensar sobre a formação de nosso país, ou seja, sobre a história do Brasil.

Precisamos mudar nossas atitudes e valorizar o saber de cada indivíduo, pois a escola tem um importante papel na vida das crianças, de maneira que ao engraçarem na escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com