TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção das Puérperas Sobre a Pratica dos Enfermeiros na Promoção do Aleitamento Materno

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Titulo: Percepção das Puérperas sobre a pratica dos enfermeiros na promoção do aleitamento materno.

Palavras Chaves: Papel do enfermeiro, aleitamento materno, mães.

Introdução:

O fato de quase todas as mulheres serem fisiologicamente dotadas para amamentar, não assegura a ocorrência da amamentação. Por outro lado o fato da mulher possuir conhecimentos sobre as vantagens e benefícios do aleitamento materno (AM), também não garante o sucesso da amamentação. A decisão de amamentar prende-se com fatores complexos de ordem social, econômica, psicológica e cultural que influenciam o comportamento individual e comunitário (Kronborg, Vaeth, Olsen, Iversen, & Harder, 2007). As intervenções dos profissionais de saúde na promoção do AM refletem-se nas taxas e tempo de duração da amamentação, aumentando quando a mulher recebe aconselhamento em amamentação (Andrade et al., 2009). Num programa de promoção do AM as informações e orientações devem ser uniformizadas e deverá intervir-se desde o período pré-natal até ao pós-parto e durante todo o período da amamentação, esclarecendo a mulher sobre as vantagens da amamentação e fornecendo orientações adequadas sobre a prevenção e os procedimentos a ter nos principais problemas que podem ocorrer durante o processo da amamentação (Parizotto & Zorzi, 2008). O enfermeiro, para dirigir o seu foco de atenção na promoção do AM, deve conhecer as vantagens da amamentação para a criança e para a mãe, as vantagens em termos econômicos, as repercussões na redução do absentismo ao trabalho por parte dos pais e estar conhecedor dos padrões atuais de amamentação (World Health Organization, 2009)

A importância do vínculo mãe-bebê para o desenvolvimento infantil é objeto de estudo de diversas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano. Em todas essas perspectivas, considera-se que a presença da mãe constitui um fator que impulsiona o desenvolvimento infantil. Dessa forma, um vínculo mãe-bebê desfavorável facilitaria a ocorrência de desordens ou perturbações no desenvolvimento psicológico infantil. O processo de construção da maternidade inicia-se em etapas anteriores à gestação e prolonga-se após o nascimento.

A amamentação é a forma mais recomendada de alimentação para todos os bebês e é importante por ser a continuidade do período gestacional, já que durante a gravidez a criança recebe todos os nutrientes pelo cordão umbilical. A amamentação deve começar já dentro da primeira hora após o nascimento. A Organização Mundial da Saúde aconselha que as mulheres amamentem seus filhos exclusivamente com leite materno em seus seis primeiros meses de vida, pois o leite materno é o alimento mais perfeito para as necessidades nutricionais do bebê, além de conter uma série de defesas orgânicas que o bebê só adquirirá depois do contato com os estímulos agressores, inclusive com certos elementos patogênicos (que geram doenças).

Torna-se relevante a constante abordagem não somente dos aspectos benéficos que a amamentação ao seio traz para os bebês, como também proporcionar às mulheres informações acerca das vantagens que o aleitamento traz para elas, objetivando-se com isso uma melhor e maior adesão por parte delas a esse processo de valor inestimável para todos os envolvidos. Com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito da saúde, têm-se como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com