TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Profissional nas Organizações

Por:   •  5/12/2022  •  Resenha  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

1

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC

RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

ESTUDANTE: MIDIÃ SUELEN FERREIRA BARRINHA

COMPONENTE: ACP1

PROFESSOR: FÁTIMA MENDES ANTUNES

ATIVIDADE N°: 1

POLO: SÃO CARLOS

LOCAL E DATA: SÃO CARLOS, 07 DE NOVEMBRO DE 2022

2

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Em um mundo moderno e tecnológico as grandes empresas estão preocupas em se manter ativas no mercado, e um grande diferencial está sendo a qualidade referente às exigências de cada cliente, e a mesma está sendo muito importante para a competitividade. E para tal objetivo essas empresas estão à procura de profissionais qualificados, abertos a novos conceitos, proativos, comunicativos e com perfil para colaboração, cooperação e motivação em equipe, que ajudem a empresa no seu desenvolvimento.

O mercado de trabalho para o profissional da qualidade é vasto, pois a qualidade está presente em todos os segmentos, tais como; indústria, saúde, tecnologia, financeiro, vestuário, turismo, alimentos, entre outros. Em todos esses segmentos é necessário um profissional da qualidade para buscar sempre melhorias para a companhia e assim atingir as expectativas dos clientes.

Esses profissionais da qualidade podem atuar tanto na área técnico em qualidade com inspeções e controles para garantir a qualidade do produto acabado; na área de gestão da qualidade com auditorias e indicadores para garantir atendimento às exigências de cada cliente; também como assistente da qualidade no apontamento de dados e grupos de melhorias, que estes indiquem se o objetivo está sendo atingido.

Em todos os segmentos da companhia a qualidade está envolvida e todos os colaboradores têm uma oportunidade de se tornar um profissional na área de acordo com o seu perfil e ramo de atuação. Vejamos alguns exemplos: um profissional da área de projetos mecânicos viu que tinha afinidades com instrumentos de medição, e cursando técnico em qualidade passou a trabalhar no laboratório de metrologia e calibração de instrumentos e participava de grupos de melhoria com uso de ferramentas e técnicas apropriadas, teve experiencia em acompanhar auditorias internas que são fundamentais para o sistema de gestão da qualidade e acompanhar se os requisitos das normas estavam sendo seguidos. Uma outra profissional trabalhando na área de produção de sapato cursou técnico em qualidade e durante o curso realizou alguns treinamentos na área de inspeção de processo, mas, após o término do curso teve dificuldade em atuar na área. Foi trabalhar em uma empresa de vestuário como inspetora de qualidade e sua função

  • manutenção da qualidade dos produtos e identificar não conformidades, também dava treinamento para todos os colaboradores, participava de programa de melhoria e pensa em cursar engenharia de produção. Outra profissional técnica em química, trabalhando no laboratório em uma empresa de tintas realizava inspeções dos produtos quanto suas composições químicas e caso algum estiver não conforme é necessário um relatório para o setor de engenharia, também fazia

elaboração e revisão de procedimentos de processo de produtos e procedimentos de inspeção. Pedro trabalhando em uma prestadora de serviço na área de

3

contabilidade, cursou qualidade e sua participação era controle contábil das operações e auxílio na prática de gestão de processos e teve experiencia em participar do grupo de melhorias CCQs.

Como vimos nos exemplos acima as atividades são similares, nas cada uma com suas características específicas de acordo com o ramo de atuação. O técnico em qualidade tem atividades cotidianas que se relacionam com: participação em auditorias, atualização e registro de dados, avaliação de satisfação de cliente, manutenção de documentos, manutenção de manuais e procedimentos, teste de novos produtos, qualidade da matéria prima, treinamento de rotinas e processos, grupo de melhoria para os processos, implementação de método e ferramentas da qualidade, inspeção em produtos e processos produtivo. E para trabalhar em todas essas áreas o profissional em qualidade tem que ter proatividade, flexibilidade com todos os processos, aberto a novas mudanças, perfil de liderança para motivação, bom relacionamento, comunicativo, colaboração e cooperação e melhoria contínua.

A qualidade também é muito importante para o progresso de uma organização e todo o grupo empresarial está envolvido no sucesso da companhia prestando um serviço de qualidade. Todo profissional de diferentes posições depende dessa organização para o sustento de sua família, onde, os colaboradores dão o resultado desejado para acionistas e proprietários; cliente contribui consumindo; fornecedor contribui com matéria prima de excelência; acionistas contribui com recursos; governo atrai empresas para o país; sociedade entra com o comercio e serviço e a ISO 9001 garante a competitividade, capacitação, padronização e tecnologia da organização.

Cada organização tem processos e características específicos em relação a gestão da qualidade. Numa fábrica de móveis por exemplo, foi implantado a normativa ISO 9001 na gestão da qualidade e perceberam muitos benefícios após essa iniciativa, antes havia muitos problemas em atender requisitos de clientes, controle de documentação de fabricação e capacitação de colaboradores, após a iniciativa perceberam muitos ganhos como novos clientes, lucratividade com redução de desperdício de matéria prima, capacitação de funcionários , melhoria nos processos, implementação de indicação de qualidade e medição de satisfação de clientes. Numa empresa de usinagem implementou-se a ISO TS 16949 para a padronização do serviço prestado, no começo teve resistência dos funcionários quanto às mudanças que no decorrer dos dias se adaptaram, e os benefícios foram rapidamente percebidos quando implementaram o programa 5S, onde foi documentado todo o fluxo de informação entre processos e produção, organização de documentos e desenhos válidos, pontualidade nas entregas, maior propagação de informação da qualidade e capacitação constante dos funcionários. Outro exemplo é uma empresa de software que obtendo a certificação ISO 9001 ganharam benefícios como mapeamento de processos que antes eram desconhecidos pela maioria, rigoroso controle de qualidade documentados e agora a empresa já pensa em buscar a certificação CMM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com