TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil de um profissional em logística

Seminário: Perfil de um profissional em logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

O perfil do profissional Técnico em Logísica

Atualmente, com as mudanças tecnológicas e nos ambientes de trabalho, cada vez mais o profissional de logística precisa ser flexível, pró-ativo e dinâmico. O perfil do técnico dessa área é ainda mais amplo, quando levamos em conta todas as atividades que exerce, exigindo dele certa multifuncionalidade, boa comunicação, comprometimento, conhecimento técnico, bom senso analítico, raciocínio lógico e grande capacidade de trabalho em equipe. Diante do crescimento da economia, do aumento do comércio eletrônico, da competitividade e do surgimento de novos nichos de mercado, a carreira do profissional em logística pode ser muito promissora. Para alcançar seus objetivos profissionais no mercado de trabalho atual, ele deve acompanhar as tendências e ter coragem para assumir riscos.

Primeiro é importante salientar que o profissional de logística, além de adquirir formação técnica para atuar na área, precisa desenvolver habilidades conceituais e humanas, essenciais na prática da profissão. Em busca do sucesso do empreendimento, o profissional deve gerenciar os processos logísticos ciente dos conceitos, valores e estratégias da empresa, dominando as técnicas operacionais, mantendo bom relacionamento com o grupo de trabalho, familiaridade com as ferramentas tecnológicas e sintonia com os outros setores administrativos.

Para tanto é imprescindível que esse profissional tenha um amplo conhecimento da língua portuguesa a fim de manter uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho. As relações interpessoais dentro da área de logística tem suma importância para que todos os processos se interajam de forma positiva e produtiva sem prejudicar o sistema de informações, uma das atividades primárias da logística. Tal atividade é responsável pela integração entre todos os setores e processos que fazem parte da cadeia logística. Sendo assim, se o profissional souber usar a linguagem de forma adequada, não dará margem à interpretações erradas e consequentemente não trará possíveis prejuízos, até mesmo financeiros, para a empresa.

No sistema capitalista em que vivemos o mercado passa por constantes transformações e isso reflete diretamente na gestão logística de uma empresa, o que requer profissionais de fácil adaptação e tecnologicamente hábeis. Quanto mais conhecimento, visão holística e empreendedora tiver o técnico em logística, mais oportunidades no mercado e mais chances de crescer dentro da empresa ele tem. A demanda de profissionais com esse perfil cresce em alta velocidade, pois cada vez mais aparecem novos desafios organizacionais, novas tecnologias e a logística ganha destaque empresarial, tornando-se até um diferencial competitivo. Daí a necessidade de grandes talentos com perfis ideais na área.

Mediante aos fatos expostos pudemos perceber que o profissional de logística passou a ter uma visão globalizada, podendo com isso enxergar a todos os participantes da cadeia, e, cada vez mais o profissional precisa entender o seu papel nos negócios da empresa, a sua capacidade em gerar soluções e trazer o lucro tão esperado. A logística deixou de ser apenas uma função interna, exigindo assim que os profissionais de diferentes empresas consigam se relacionar com sucesso. Credibilidade, parceria e flexibilidade entraram neste cenário como palavras-chave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com