TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pergunta antropológica

Tese: Pergunta antropológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Desde os tempos mais remotos, o homem vem buscando um modelo que lhe sirva de parâmetro para educar-se e educar aqueles que estão sob sua tutela adquirindo e passando conhecimentos de geração em geração.

É de suma importância saber como esses conceitos foram gerados e de onde partiram.

Para nosso esclarecimento enfocaremos três de muitas teorias antropológicas existentes:

1ª – Concepção Essencialista (ou metafísica) que segundo o pedagógico polonês Suchodolski é a que constitui a essência humana, para saber que tipo de adulto se quer formar para o futuro.

2ª – A Naturalista (ou científica) O exemplo mais recente é o behaviorismo, ou psicologia comportamentalista que até hoje influencia várias tendências na educação, inspirando técnicas e procedimentos pedagógicos e metodologias para aquisição de conhecimentos e mesmo da cura de certas fobias.

3ª – A Histórico-Social (nas vertentes existencialistas e dialética), parte do resultado da vivencia entre educando e educador sem levar em conta qualquer modelo e sim a maneira de educar e de como é passado o conhecimento.

1 - A Questão Antropológica

A antropologia refere-se a toda e qualquer situação vivida no decorrer dos tempos. É a idéia que temos de humanidade, fazendo referência a todas as teorias a respeito do ser humano. Termo originado do grego anthropos (homem) e logos (teoria, ciência). Dentre elas temos: antropologia Científica que pode ser;

Física: que estuda a evolução humana como corpo físico e animal.

Cultural: trata das diferentes culturas sobre os mais diferentes aspectos: relações familiares, estrutura de poder, costumes, tradições, linguagens, etc...

A Antropologia filosófica investiga sobre o conceito que o ser humano faz de si próprio com suas qualidades e defeitos e com as habilidades e ações que orientam sua vida.

Uma ferramenta importante para sabermos de onde veio e como foram aplicadas ao longo dos anos, as teorias pedagógicas voltadas para a filosofia da educação e também como bússola para sabermos que tipo de ser humano nós buscamos educar.

2.Concepção Essencialista

Dentre as concepções antropológicas existentes que impregnaram suas teorias a pedagogia, está a concepção essencialista, também conhecida como metafísica. A concepção essencialista foi herdada dos gregos e baseia-se no empirismo, ou seja, ao nascermos não sabemos de nada, vamos adquirindo conhecimento com o passar do tempo por meio de tentativas e erros. Sendo assim, a criança recebe as influências do mundo externo e é através da transmissão de valores que elas vão se adaptar a um tipo de comportamento para a vida adulta.

Mesmo com tanta diversidade entre os seres humanos, haveria uma essência humana, uma meta a ser atingida à medida em que vamos obtendo conhecimento e amadurecendo. Segundo Sócrates, existem boas ideias no íntimo de cada indivíduo. O professor terá a função de nos auxiliar para que essas ideias sejam desenvolvidas. De acordo com a teoria, a educação é um processo de aperfeiçoamento contínuo em que o indivíduo deveria estar sempre buscando o conhecimento e aumentando cada vez mais o seu potencial, com o intuito de chegar a perfeição. A concepção filosófica essencialista também defende a igualdade entre os homens, buscando a escolaridade para todos.

Segundo a concepção essencialista, há uma natureza imutável dentro de todos nós. Valores e objetivos de vida são definidos a partir de desafios encontrados nas atividades que produzimos. Um modelo será atingido por meio da educação, pois é através do conhecimento que o ser humano vai verdadeiramente descobrir o que virá a ser na sua vida adulta.

Seguindo os pensamentos de Platão a alma de um indivíduo já vem preenchida pelo conhecimento, porém, quando ela se “aprisiona” no corpo, os sentidos dos mesmos dificultam a percepção ou alcance da verdade.

Aristóteles acreditava na importância da educação de uma forma que o fazia pensar que a sociedade seria mais harmoniosa através dela, onde três aspectos são importantes para que isso seja possível, a natureza, o hábito e a razão. Ele considerava a educação o ápice dos ideais de vida, tendo como finalidade do seu desenvolvimento a razão e a inteligência.

Na Idade Média, Tomás de Aquino usou a filosofia aristotélica para uma visão cristã, dizia que a educação era para fins de realização das potencialidades da natureza humana, portanto, educação visava à fé do individuo e a vida após a morte. Este tipo de pedagogia era próprio da filosofia antiga analisando conceitos universais, levava o ser humano a tender para perfeição.

A concepção essencialista é direcionada para o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação, o que se torna uma visão intelectualista.

A partir de Rousseau (Século XVIII) começou aos poucos a serem subtituidas as idéias essencialistas. Mesmo no Iluminismo as idéias ainda eram sobre o ser racional. Immanuel Kant dizia que a educação servia para o ser humano se desenvolver o máximo possível, mas diferente a relação do essencialismo, ele acreditava que o ser devia ser capaz de usar seu próprio entendimento através de sua coragem sem a condução de outros, isso os tiraria de sua menoridade, os libertaria de tradições e autoridade.

3. Concepção Naturalista

A concepção antropológica começou a surgir no século XVII, caracterizada pelo enfoque naturalista imposto ao conceito de humanidade. Atingiu seu ápice no século XIX. Influenciou fortemente na compreensão do que é o ser humano.

Surgiu com Descartes e Locke e com o método científico de Galileu e Newton

Para Descartes o homem é constituído por duas substâncias: a pensante e o corpo Dualismo Psicofisico. A matéria pensante domina o corpo e a matéria corpórea é dominada pela natureza sem o conhecimento científico.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com