TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas

Trabalho Escolar: Perguntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 6

01

Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes. Com relação as áreas de conhecimento, elas podes ser classificadas em:

A

De planejamento

B

De execução

C

De encerramento

D

De riscos

E

Todas as anteriores

Justificativa: A qualidade do projeto é afetada pelo balanceamento desses três fatores. Projetos de alta qualidade entregam o produto, serviço ou resultado solicitado dentro do escopo, no prazo e dentro do orçamento. A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum dos três fatores mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Os gerentes de projetos também gerenciam projetos em resposta a incertezas. Um risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo em pelo menos um objetivo do projeto.

02

Todo projeto é desenvolvido em quatro etapas: concepção, planejamento, execução e conclusão.

I) Iniciação é onde o projeto é detalhado, se aplicarmos o princípio de Pareto, é onde investimos 80% do nosso tempo. É o momento em que detalhamos as atividades, pesquisamos, determinamos prazos, alocamos recursos e custos.

II) Planejamento é a etapa onde é feita a confecção do briefing, ou de sua leitura à equipe, é nesta hora onde surgem diversas dúvidas do projeto. Em geral é uma etapa que deve ser desenvolvida em uma reunião de brainstorm.

III) Execução é o objetivo do projeto, é a “hora da verdade”, é a hora de colocar o projeto em prática.

IV) Controle, o gestor do projeto faz o controle da execução, registrando tempo e recursos, e gerenciando as possíveis mudanças.

V) Conclusão, é a hora em que o projeto termina.

A

São corretas as afirmativas I, e V;

B

São corretas as afirmativas III, IV e V;

C

São corretas as afirmativas I, e II;

D

São corretas as afirmativas II, III, e V;

E

Todas as afirmativas são corretas.

Justificativa: A estrutura do gerenciamento de projetos fornece uma estrutura básica para o entendimento do gerenciamento de projetos. Introdução define termos-chave e fornece uma visão geral. Ciclo de vida e organização do projeto descreve o ambiente no qual os projetos operam. A equipe de gerenciamento de projetos deve entender este conceito mais amplo. Gerenciar as atividades.

03

Um projeto é desenvolvido em cinco etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e conclusão (Vargas, 1999).

Todo projeto começa com sua iniciação. Nessa etapa a organização apresenta o projeto que será realizado. Na ocasião ocorre a preparação do briefing ou, se ele está pronto, de sua leitura para a equipe. Nesse momento são levantados questionamentos a respeito do projeto e, invariavelmente, é aplicada a técnica de brainstorm.

Na etapa do planejamento, o principal recurso consumido é o tempo, necessário para que seja bem elaborado, o que irá diminuir a probabilidade de ocorrências que possam prejudicar o andamento do projeto. É nessa etapa que as atividades do projeto são planejadas e detalhadas, as quais resultarão na fundamentação para o escopo do projeto. Nessa fase são determinadas também as necessidades de recursos para cada etapa do projeto. A execução diz respeito ao andamento propriamente dito do projeto. É a etapa em que os conhecimentos e habilidades do gerente de projetos são colocados à prova.

A etapa que mais demanda esforço é:

A

Iniciação

B

Planejamento

C

Execução

D

Finalização

E

Nenhuma das alternativas anteriores

Justificativa: Execução é o objetivo do projeto, é a “hora da verdade”, quem executa é o gestor técnico é a hora de colocar o projeto em prática.

Controle, o gestor do projeto faz o controle da execução, registrando tempo e recursos, e gerenciando as possíveis mudanças.

Conclusão é a hora em que o projeto termina.

04

Um projeto é desenvolvido em cinco etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e conclusão (Vargas, 1999).

Todo projeto começa com sua iniciação. Nessa etapa a organização apresenta o projeto que será realizado. Na ocasião ocorre a preparação do briefing ou, se ele está pronto, de sua leitura para a equipe. Nesse momento são levantados questionamentos a respeito do projeto e, invariavelmente, é aplicada a técnica de brainstorm.

.

Na etapa do planejamento, o principal recurso consumido é o tempo, necessário para que seja bem elaborado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com