TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas para discussão em grupo: Empreendedorismo

Ensaio: Perguntas para discussão em grupo: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Ensaio  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para discussão em grupo: Empreendedorismo data de 17/03/2014 – atividade em sala

1) Por que estudar empreendedorismo? Qual a motivação que levam as pessoas a discutirem o assunto?

Resposta: Devido à globalização e mudanças de ordem econômica, política, tecnológica, competitividade no mercado empresarial, exigências e necessidades dos consumidores, estudar e saber o conceito de Empreendedorismo é fator fundamental para quem pretende montar ou manter seu próprio negócio. A intenção do estudo e aperfeiçoamento dessa disciplina é formar indivíduos qualificados, preparados e com ampla capacidade de inovar e modificar as organizações e o cenário econômico mundial, criando empresas sólidas e competentes que proporcione a geração de empregos e renda ao país, agregando novos produtos e serviços para solucionar problemas. As grandes organizações buscam colaboradores com conhecimentos e especialidades abrangentes para atender suas necessidades com excelência no mercado atual.

As pessoas tem interesse pelo assunto com objetivo de buscarem informações para geração de conhecimento, com propósito de agregar valor à sociedade, realização profissional, independência, serem empregadores, avaliando novas oportunidades de inovação e viabilizando o sucesso, e consequentemente ser referência de empreendedores bem sucedidos.

2) O que é empreendedorismo? O que e ser empreendedor? Dê exemplos de um empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor, quais essa pessoa possui?

Resposta: O empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto, é realizar e executar algo que proporcione riqueza para um país, promovendo o crescimento econômico e favorecendo melhores condições de vida para a população, com geração de renda e emprego.

Empreendedor é um indivíduo inovador, que busca constantemente conhecimentos e informações para transformar simples ideias e oportunidades em concretos negócios de sucesso, é ser capaz de criar algo novo e diversificado que atenda as exigências e necessidades do mercado consumidor, soluciona problemas, busca a realização de um sonho através de bons planejamentos, tem visão que pode fazer a diferença para o país, destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos serviços e produtos.

Citamos como exemplo de empreendedor o empresário Silvio Santos, que desde muito jovem e inexperiente não se preocupou com críticas e dificuldades, teve sonho, visão, bom senso, intuição para atingir seus objetivos e persistência junto às adversidades. Possui todas as características de um empreendedor de sucesso, pois é determinado, visionário, dedicado, criativo, dinâmico, otimista, apaixonado pelo seu trabalho, decisivo, agrega valor para a sociedade, líder e em consequência da sua vitória e sucesso conquistou grande fortuna.

3) O empreendedor é um super-homem ou apenas um administrador?

Resposta: O empreendedor não seria um super-homem porque não é autossuficiente, necessita de colaboradores para obter êxito e sucesso já que é um formador de equipe e líder em potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com