TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perifl, Preferencias E Motivações De Terceira Idade

Por:   •  23/4/2013  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

Perfil, preferências e motivações da terceira idade em relação a viagens de lazer

1. Marketing

O turismo é uma atividade econômica que mobiliza diversos setores produtivos de bens e serviços, requerendo o trabalho de inúmeras categorias técnicas e profissionais. Incorpora os serviços de dezenas de tipos de organizações que integram e complementam o produto turístico, como hotéis, restaurantes, centros de entretenimento e cultura, centros de reuniões, empresas de serviço receptivo, transportadoras, operadoras e agências de viagens.

[...]

Marketing turístico são todas as ações no mercado turístico que visam atender às necessidades dos clientes consumidores de produtos turísticos e mantê-los, antecipando-se aos seus desejos e procurando uma perfeita relação de trocas, se possível eterna.

[...]

Para participarem do mercado turístico, as organizações devem atender às necessidades do turista consumidor, utilizando-se dos sete “Ps” integrantes do mercado turístico, que têm como objetivo maior facilitar o entendimento das ações mercadológicas e a compreensão do marketing turístico.

Conforme Barreto Filho (1999) os sete “Ps” são: pessoas, pesquisas, produtos, preços, promoções, pontos de distribuição e performance.

Com base nos “7Ps” identificam-se as razões do fracasso ou sucesso dos produtos e que podem ser aplicados nas estratégias do marketing turístico. O produto turístico bem delimitado é a garantia de sucesso no mercado.

1.2. Segmentação de mercado

Considerado como um dos conceitos ultramodernos do marketing, a segmentação de mercado surge como um instrumento capaz de fornecer subsídios ao entendimento do mercado e em função da percepção de que os consumidores são diferentes em termos de necessidades e desejos.

[...]

Para manter os altos índices de crescimento tanto do número de turistas como dos gastos que realizam nos locais visitados e promover o turismo de forma efetiva e com qualidade, é absolutamente necessária a constante realização de pesquisas que nos permita conhecer, além do número de clientes das empresas, o perfil dos clientes atuais, suas necessidades e desejos, bem como detectar seus clientes potenciais.

Quanto mais as características do mercado-alvo forem conhecidas, maior será a eficácia das técnicas mercadológicas de publicidade e de promoção. Para que isso aconteça, é necessário o desenvolvimento de estudos de mercado, segmentando-o o quanto for necessário para permitir uma análise segura dos elementos que conduzirão os planos de desenvolvimento turístico.

[...]

2. Motivações turísticas

Entender o motivo que leva uma pessoa a se deslocar de sua cidade, a fazer turismo, bem como a identificação do tipo de turismo que as pessoas desejam fazer, são fundamentais para o sucesso e desenvolvimento dos produtos turísticos.

As motivações podem ser similares em diversos segmentos de mercado e devem ser estimuladas para aumentar a propensão de compra, complementando desta forma o atendimento das necessidades objetivas dos consumidores, a ser obtido com o consumo dos serviços.

Para Vaz (1999, p. 38), “a motivação no turismo pode ser representada por um campo que se abre em três áreas principais: o turista (Quem?), as motivações (Por Quê? e Quê?) e as opções para atendimento às motivações (Como?, Onde?, Quando? e Quanto?)”.

2.1. Quem são as pessoas que viajam?

Esta pergunta tem o propósito de identificar o turista quantitativa e qualitativamente. Um procedimento recomendável para qualquer ação de marketing é pesquisar de início a demanda existente ou potencial.

A pesquisa pode ter um questionário como instrumento de coleta de informações, no qual as perguntas são estruturadas de modo a fornecer, ao final, o perfil da demanda atual. O conjunto dos dados daí resultantes deve permitir a identificação e análise dos fatores que motivam o turista a viajar, ou a preferir uma certa modalidade de turismo.

Idade, renda, educação e outras informações demográficas fornecem uma visão dos consumidores de determinados serviços, mas quase nunca explicam o motivo de um turista escolher um destino em vez de outro, optar por uma operadora turística e não outras. As estatísticas não podem explicar a razão de duas famílias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com