TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade e sociedade

Tese: Personalidade e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Aula-tema 03: O individuo e a sociedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

2013

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Uma das principais características dos agentes de socialização é ensinar ao homem desde bem pequeno como viver em sociedade, como se interagir com os outros, ensinando a cultura, a maneira de falar, criando assim um estilo de vida, moldando suas próprias características formando sua personalidade.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

Vimos que, a socialização nada mais é que a interação do homem com a sociedade, desenvolvendo sua propria personalidade, maneiras de pensar e agir, criando assim sua propria filosofia de vida; para tanto, vemos que o ser humano precisa estar em grupos, para que esta formaçao possa ser aplicada com maior eficiencia.

Acredito sim que, a sociedade onde crescemos e vivemos reflita em nós, mas não tenho isso como base, pois desde pequenos, minha mãe sempre deu a mesma educação para meu irmão e eu, contudo, éramos bem pobres, moravamos em uma favela, estudavamos na mesma escola, tinhamos os mesmos amigos e frequentavamos os mesmos lugares, porém com o decorrer do tempo podiámos ver nitidamente a diferença entre pensamentos e atitudes. Hoje sou casada, tenho um bom emprego e estudo continuamente, por outro lado meu irmão, parou os estudos na 7º série, se envolveu com drogas, foi preso na Fundação Casa de Campinas, um abrigo de menores (antiga FEBEM), lá ele teve acompanhamento psicológico, voltou a estudar , ganhou um curso de administração em uma escola renomada. Depois de 1 ano e meio ele foi liberado, mas infelizmente todo trabalho dos excelentes profissionais que tentaram o fazer aceito novamente me sociedade, não adiantou, pois recentemente ele foi preso (já de maior), por roubo de carros.

Portanto, acredito que a socialização e seus agentes possam sim ajudar o homem a se interar, mas quem decide a que grupo pertencer é o proprio homem, tenho pra mim que a personalidade e o caratér de um ser humano vem de dentro de seu coração, se ele escolher ser um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com