TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesagem Por Adiçao

Artigos Científicos: Pesagem Por Adiçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAIS

• Proveta (plástica) de 50,0 ml Ferro(Fe)

• Pipeta graduada de 5,0 e 10,0 ml Chumbo(Pb)

• Pipeta volumétrica de 10,0 ml água destilada (H2O)

• Béquer de 50 ml Álcool etílico P.A (C2H5OH)

• Bastão de vidro

• Balança Analítica

INTRODUÇÃO

A densidade é uma característica especifica das substâncias. Ela é determinada medindo-se a massa da amostra (através de uma balança), o volume (pode ser determinado através dos conhecimentos de geometria, no caso de sólidos regulares, ou através de instrumentos e técnicas de laboratório que possibilitem tal aferição), e fazendo-se o quociente entre os dois (d=m/v). A massa deve ser expressa em gramas (g) e o volume em centímetros cúbicos.

CONCLUSÃO

A partir dos resultados, foi obtido conhecimento das diferenças de densidade experimental e teórica com uma margem de erro de 7,5064% para o Ferro(Fe), 12,6235% para o Chumbo(Pb). Isto na determinação de densidade de sólidos. Já na determinação de densidade líquidos a margem de erro da água foi de 0,815%, e 1,61 para o álcool. Sendo assim, o processo atendeu qualitativamente as expectativas, isto é, analisando os resultados das perturbações aplicadas, o sistema comportou-se como esperado.

REFERÊNCIAS

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAvL0AH/determinacao-densidade

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11544/articleI.pdf?sequence=3

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAc1kAB/determinacao-densidade-material-solido

DENSENVOLVIMENTO

Para determinar a densidade de sólido do ferro, pesou-se um béquer vazio, descobriu-se sua massa, logo após, pesou-se um pedaço de ferro, descobriu-se sua massa. Ao pesar o béquer e o ferro, adicionou-se 50 ml de água em uma proveta, onde foi adicionado o pedaço de ferro pesado. Observou-se quanto o nível da água aumentou após ter colocado o pedaço de ferro. Calculou-se a densidade, descobrindo-se também o erro em percentagem.

Pesou-se outro béquer vazio, descobriu-se sua massa, pesou-se também um pedaço de chumbo, descobriu-se sua massa. Em uma proveta, adicionou-se 50 ml de água, colocou-se o pedaço de chumbo, e observou-se quanto foi o nível em que a água aumentou. Calculou-se a densidade, onde descobriu-se o erro em porcentagem.

Pesou-se outro béquer vazio, descobrindo sua massa. Pesou-se 10ml de agua deionizada, descobriu-se sua massa. Logo após, pipetou-se com a pipeta volumétrica a água deionizada no béquer cuja massa já fora descoberta. Pesou-se o béquer já com água, descobrindo-se sua massa. Determinou-se a densidade da água.

Pesou-se novamente outro béquer, descobrindo-se sua massa. Pesou-se 10 ml de álcool etílico, descobriu-se sua massa. Pipetou-se o álcool no béquer, pesou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com