TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Bibliografica "Seleto"

Dissertações: Pesquisa Bibliografica "Seleto". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  5.768 Palavras (24 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS 6

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 7

2.2.1 Gestão por Competência ................................................................................. 11

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades.................................... 12

2.2.3 Aplicabilidade da Logística............................................................................... 13

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 15

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 17

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 19

2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 21

3 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual está baseada em uma pesquisa bibliográfica dos assuntos abordados nas disciplinas estudadas no sétimo semestre, buscando aprofundar os conhecimentos em Gestão de projeto, Empreendedorismo e plano de negócios e Administração de produção e Logística. Sendo base para o trabalho a ser desenvolvido individualmente. Essa pesquisa bibliográfica está relacionada á gestão por competência, administração da produção, aplicabilidade da logística, elucidando as funções do empreendedor, administrado e intraempreendedor. Em cada disciplina terá um desafio e esse texto será apenas como base para desenvolvimento dos desafios propostos. Serão abordados assuntos como: planejamento e controle de qualidade, análise de mercado e plano de negócios, como o empreendedor e intraempreendedor deve tomar ações para operacionalizar uma oportunidade de negócio, como analisar o mercado e o plano de negócio para uma possível expansão da empresa e a importância do projeto para a mesma, a importância do gestor, suas competências e o conhecimento das nove áreas de gestão mostrando porque essa ferramenta diminui os riscos e os custos no gerenciamento e execução de uma obra.

2 DESENVOLVIMENTO

“Um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido”. Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único.

Após a década de 80, as empresas começaram a perceber que dentro de suas instalações ocorria uma quantidade enorme de projetos, o tempo todo. Por exemplo: selecionar um executivo para um posto de trabalho é um projeto. Comprar uma nova impressora é um projeto. Substituir um equipamento é um projeto. Reestruturar um setor dentro de uma empresa é um projeto. Padronizar operações de rotina é um projeto. Assim, tanto em uma loja de materiais de construções, como em outras organizações complexas, os projetos vão ocorrendo quase que constantemente e, muitas vezes, sem que a isto se perceba.

Mas, se em uma organização ocorrem projetos das mais diversas finalidades, como gerenciá-los para atingir as expectativas das partes interessadas? Existem ferramentas e técnicas para realizar estas atividades, além do conhecimento e experiência necessários para atingir tal fim. A aplicação destas ferramentas, técnicas, experiências e conhecimento, é o que se chama de gerenciamento de projetos. O conhecimento e aplicação destas técnicas têm relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Muitos são os motivos que estão levando as empresas a investirem nesta área. Pesquisas têm demonstrado que ocorre aumento de até 50% nos prazos e aumento de até 10% nos custos , quando não existem aplicações das técnicas de gerenciamento de projetos e em projetos de investimentos tais como montagens, instalações de equipamentos, grandes reformas, etc. Garantia de cumprimento de prazos e qualidade é o resultado obtido pela aplicação dos conhecimentos de gerenciamento de projetos. Estas conquistas podem levar à redução de custos, aumento de vendas, aumento de receitas, satisfação de clientes, entre outros benefícios.

A aplicação destes conhecimentos também pode levar à melhoria dos resultados operacionais e financeiros, com diminuição de custos fixos e/ou variáveis, eliminação de perdas, aumento de receitas e vendas.

Conclui-se que, longe de ser só mais uma entre tantas teorias de administração de empresas, o gerenciamento de projetos é questão preponderante na otimização de resultados. O gerenciamento de projetos definido na norma ISO 10006 (1997) “inclui o planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo, para alcançar seus objetivos”. Para o PMBoK (2000), gerenciamento de projetos significa “aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas `as atividades do projeto a fim de atender ou superar as necessidades e expectativas que os interessados (stakeholders) possuem no projeto:” Neste sentido, atender ou superar as necessidades e expectativas das partes interessadas requer o equilíbrio das exigências impostas pelos seguintes itens: a) escopo, tempo, custo e qualidade; b) partes interessadas com necessidades e expectativas diferentes; c) exigências identificadas (necessidades) e exigências não identificadas (expectativas).

Além de o projeto ser essencial, a empresa só tem a ganhar, pois com ele a empresa ou a equipe que está executando consegue terminar dentro do período de tempo alocado, dentro do custo orçado, com aceitação dos resultados pelo cliente, com alterações de escopo mínimas ou acordadas mutuamente, não altera o andamento normal dos trabalhos da organização e ainda não altera a cultura corporativa isso quando tem uma equipe gerenciada por um gerente de projeto que sabe identificar as necessidades, estabelece objetivos claros e alcançáveis, tem a competência de balancear as demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custos, está apto as adaptações das especificações, dos planos e da abordagem as diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas.

O gerente do projeto deve focar no orçamento, cronograma e alcançados os objetivos, precisa guiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com