TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento e pesquisa bibliográfica

Projeto de pesquisa: Gestão de conhecimento e pesquisa bibliográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com base nas aulas de Gestão de Conhecimento e pesquisa bibliográfica durante o curso da disciplina.

Percebemos com essa pesquisa que atualmente a Gestão do Conhecimento é um diferencial a ser explorado pelas empresas para gerar a vantagem competitiva perante seus concorrentes.

No decorrer deste trabalho apresentaremos o nosso entendimento em relação a definição de Gestão do Conhecimento, as diferenças entre conhecimentos explícito e tácito e o mecanismo do Processo SECI. Iremos relatar também o entendimento de empresários da região sobre o tema e sugestões de como a Gestão do Conhecimento podem ser aplicadas em determinados ramos de atividade.

Desejamos uma boa leitura e pretendemos com essa pesquisa promover o conhecimento de maneira clara e objetiva.

2) DESENVOLVIMENTO

Gestão do Conhecimento – Definição

A gestão do conhecimento nada mais é que o gerenciamento dos conhecimentos relacionados á determinada organização, com o fim de otimizar os processos e atingir os objetivos da empresa.

De acordo com Takeuchi e Nonaka,2008 a gestão do conhecimento é “um processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos, serviços, tecnologias e sistemas”.

Para os autores o conhecimento ainda é dividido em 2 formas.

Conhecimento Explícito – Se refere a todo tipo de conhecimento formal e mensurável. É o material palpável da organização que fornece informação em relação a determinado assunto de maneira direcionada e explicativa. Pode ser encontrado e disseminado pelas mais variadas mídias: Livros, manuais, chek-lists, vídeos etc.

Conhecimento Tácito – É o conhecimento do campo das ideias, aquele que na maioria das vezes não conseguimos mensurar e que é originário do know - how e criatividade do profissional.

Para que uma organização gerencie o conhecimento de maneira séria e assertiva, ambos devem ser analisados e considerados na solução de uma crise. Organizações inovadoras, já estão se adaptando para criar em seus estabelecimentos o BA ( espaço do conhecimento) que se trata de um espaço livre de intervenções, para que o profissional se sinta a vontade para criar e disseminar o seu conhecimento da forma que acreditar adequado para os seus colegas de trabalho.

Definição de BA

O BA deve ser um local adaptado e que estimule seus frequentadores a criatividade e inovação, pois assim os processos passarão a ser mais produtivos e dinâmicos.

A Google é uma organização que desde sua fundação se destaca por oferecer aos seus colaboradores, ambientes descontraídos que estimulem a sua criatividade, com o intuito de aflorar as suas ideias. Podemos perceber este tipo de comportamento em diversas empresas da

área de comunicação, cabe a nós adaptar esse modelo de estrutura de acordo com a necessidade de cada ramo de negócio.

A dialética e teoria do conhecimento.

Percebemos que a conversão do conhecimento pode ocorrer através do modelo SECI que demonstra de maneira que as informações podem ser transmitidas aos interlocutores para que o conhecimento se forme dentro de cada receptor claramente.

Podemos descrever esta pirâmide do conhecimento definindo os conceitos abaixo :

SECI

Em uma organização há quatro modos de conversão de conhecimento:

- Socialização de tácito para tácito, onde se compartilha e cria conhecimento tácito através de experiência direta, de indivíduo para indivíduo.

- Externalização de tácito para explícito, onde articula conhecimento tácito através de diálogo e da reflexão, do indivíduo para o grupo.

- Combinação de explícito para explícito, onde deve-se sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação, do grupo para a organização.

- Internalização de explícito para tácito, onde deve-se aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática, da organização para o indivíduo.

Conforme a figura acima esses conhecimentos são amplificados e o que impulsiona esse processo é a interação contínua, dinâmica e simultânea entre o conhecimento tácito e explícito.

Somente a externalização tem sido negligenciada na literatura organizacional, fazendo com que o conhecimento tácito, que é pessoal, específico ao contexto e de difícil formalização e comunicação aos outros, seja convertido em conhecimento transmissível e articulado.

Quando a expressão adequada não pode ser encontrada, as metáforas e analogias tornam-se necessárias.

Exemplo de Gestão de Conhecimento aplicado nas empresas.

O conhecimento é muito importante e quando usado resulta em sucesso, através dele são geradas novas ideias e com isso criam-se novas metas. Através de tecnologia, ferramentas, informações e conhecimento acaba abrindo novas oportunidade de mercado. É necessário montar um quadro claro de todos os seus conhecimentos para quando gerar alguns desafios.

Uma empresa que pode ser citada como exemplo na gestão de conhecimento é a Petrobrás que traz aos seus colaboradores metodologias e lições ligadas à aprendizagem organizacional, além de programas de gerenciamento de projetos.

Podemos mencionar também a Vale que possui uma universidade corporativa para capacitar seus colaboradores continuamente. A empresa tem como um se deus princípios a gestão do compartilhamento do conhecimento.

Atualmente podemos perceber que uma empresa que incorpora a gestão do conhecimento, possui não somente uma vantagem competitiva perante seus concorrentes, mas também é vista como uma empresa inovadora por seus colaboradores pró ativos e motivados. A gestão do conhecimento aplicada em processos e no treinamento dos recursos humanos pode fazer com que a empresa mantenha seus profissionais motivados, capacitados e sempre em busca de novas práticas para otimizar suas funções, melhorando assim o desempenho da empresa.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com