TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa E Prática Profissional

Trabalho Universitário: Pesquisa E Prática Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  5.725 Palavras (23 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇAO

O presente relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental tem a finalidade de dar oportunidades aos estudantes de pedagogia para aprimorar seus conhecimentos por meio de pesquisas e entrevistas com profissionais da Educação Infantil, para conhecer seus métodos de ensino, observando se estão adequados aos seus alunos.

Tem como objetivo conhecer as principais características da escola, dependências físicas, se o local está em condições de atender alunos professores e funcionários para o bom andamento com compromisso profissional e desenvolvimento das crianças para uma formação acadêmica dos alunos.

Tem a finalidade de participar diretamente com profissionais da educação, convivendo com professores, alunos e o ambiente escolar, concedendo ao estudante uma visão crítica e construtiva para a formação de cidadãos responsáveis e capazes perante a sociedade.

A importância deste trabalho contribui para que o estudante adquira novas experiências, e desenvolva ideias, compartilhe com colegas da educação, para o desempenho de sua profissão.

Para a elaboração deste relatório foi indispensável várias fontes de informação tais como entrevistas com profissionais da educação na instituição pesquisada, bem como o auxílio de materiais, livros, internet e o conteúdo das tele-aulas realizadas no polo da Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER.

Caracterização da Escola

O colégio pesquisado está localizado na rua, Lisímaco Ferreira da Costa, 980, no bairro Bom Retiro. É um colégio privado com nível socioeconômico, médio-alta, da comunidade escolar. A escola atende das 07h15min, às 17h30min, cerca de 1054 alunos, divididos em várias etapas que vai do ensino pré-escolar, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e terceirão.

O prédio escolar é bastante espaçoso com capacidade de atendimento e bem estar aos alunos, professores, funcionários, etc. Há também no colégio um elevador que está disponível, se necessário for para atender algumas ocasiões que possam existir. O colégio foi fundado há quarenta e quatro anos, e está sempre procurando inovar e aprimorar os conhecimentos estudantis, desde educação pré escolar ao ensino mais avançado, bem como toda a equipe pedagógica, administração e direção. Os alunos que estão matriculados na pré escola estão divididos em cinco turmas, sendo uma sala no período da manhã, e quatro no período da tarde, cada sala tem em média dezoito alunos, o ensino fundamental I, tem aproximadamente, vinte e cinco a trinta alunos, o fundamenta II, aproximadamente, trinta a trinta e cinco alunos, ensino médio, trinta a trinta e oito alunos, e terceirão trinta alunos.

Na escola são quarenta e quatro professores, três pedagogas, duas orientadoras, uma psicóloga, um coordenador disciplinar, diretor e vice-diretor. As pedagogas possuem graduação, pós-graduação e mestrado.

O colégio possui dois turnos de atendimentos, matutino e vespertino, o primeiro turno inicia-se às 07h15min até às 11h30min para o ensino infantil e fundamental e até às 12h30min para ensino médio e terceirão. O segundo turno inicia-se às 13h15min, até às 17h30min, para turmas do ensino infantil, fundamental e ensino médio.

DESENVOLVIMENTO

PRÁTICA LINGUSTICA

Cada indivíduo ao nascer começa a aprender a língua em casa com os familiares, possuem valores dentro das comunidades das quais são faladas, todos os seres humanos precisam para a convivência do dia a dia, pode ser manifestada de várias maneiras, seja para se expressar com pessoas, com os animais, e há quem diga também com as plantas. Na verdade a linguagem, que usamos não se trata somente da fala ou escrita, é muito mais que se pode imaginar, é fazer parte do cotidiano da vida, em todos os lugares por onde vamos, estamos em contato diretamente ou não com ela, pois existem muitas formas de linguagem, para a interação entre a humanidade.

Segundo o Dicionário Houaiss (2001, p.1.763), Linguagemé.

“qualquer meio sistemático de comunicar ideais ou sentimentosatravés de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.

No Dicionário Michaelis (2010), podemos encontrar a seguinte definição de Linguagem:

“Conjunto de sinais falados (glótica), escritos (gráfica), ou gesticulados (mímica), de que se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos [...] qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou ideias.”

É certo que sempre existirão pesquisas voltadas para prática linguística, a linguagem é forma pela qual nos comunicamos, pode ser falada, escrita, sinais, imagens... faz parte da vida de forma diversificada. Pessoas são diferentes, vivem numa sociedade de desigualdades, mas todas necessitam umas das outras, e de certa forma todas conseguem se comunicar, segundo o livro Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior,(Hartman de G, H. Schirley), (Santarosa Donizete Sebastião), “falam de acordo com o nível de escolaridade que possuem, com o grupo social a que pertencem, com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem”.

Desde a infância, as crianças já sabem se comunicar para tentar resolver suas dificuldades, e usa a linguagem adequada a sua idade, quando ainda bebê, sua comunicação é por meio de choro, ou gestos e assim conseguem interagir com os adultos, percebe que com estas expressões ela chama a atenção dos que estão em sua volta, para atender suas necessidades.

A partir dos dezoito meses, as crianças vão se desenvolvendo para as palavras, depois para as frases mesmo que incompleta, até chegar à idade de ir à escola, todos ao entrar em uma sala de aula, já conhecem e sabem se comunicar, a partir dai cabe ao professor sua colaboração de ensinar e educar seus alunos para crescer e se desenvolver para um futuro de compromisso com a sociedade na qual vive, sabendo que todo ser humano possui suas características e diferenças, cada um possui sua própria identidade, pois vivem em lugares diferentes, e convivem com pessoas que trazem consigo a forma de expressão de acordo com sua naturalidade, e região, ou a condição social e cultural.

De acordo com estudos e pesquisas, a linguagem entre as pessoas, é diferente desde o inicio da humanidade, pois conforme o tempo vai passando a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com