TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição ação Cobrança

Dissertações: Petição ação Cobrança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE DIREITO

Elaborado por

Gessé Marques Jr.

Piracicaba

2007

1. REFERÊNCIA.

Os trabalhos de graduação ou de pós-graduação para serem considerados acadêmicos, devem, necessariamente, apresentar uma lista em ordem alfabética dos documentos utilizados pelo autor. Esta lista, nomeada “referências bibliográficas”, refere-se às fontes que foram citadas no corpo do texto, com o intuito de fortalecer a(s) idéia(s) do autor. A bibliografia refere-se a todas as fontes consultadas, mesmo as que não foram citadas, mas que permitem ao leitor aprofundar-se no(s) assunto(s) abordado(s) no trabalho.

1.1 Conceito sobre a norma NBR-6023/2002

Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte do trabalho. É uma lista em ordem alfabética dos diversos tipos de documentos citados no trabalho. Esta lista é obrigatória na finalização do trabalho, pois através dela se comprova as fontes citadas.

A referência não é uma mera formalidade, ou capricho acadêmico. Podemos pensar em dois conceitos fundamentais. 1) Serve para dar referência dos trabalhos utilizados; isto é, é uma prova documental das fontes de informação utilizadas na pesquisa; 2) permite que o leitor possa utilizá-la como informação para desenvolvimento de sua pesquisa. Permite que você prove de onde vem, assim como permite que outros possam trilhar e desenvolver caminhos, a partir do seu.

Por isto, ler referências ou bibliografias, é um excelente hábito a ser adquirido. Quando estamos procurando material para as nossas pesquisas, por meio de “Levantamento Bibliográfico”, podemos utilizar computadores, bibliotecas e Internet. Além disso, devemos ler bibliografias. Elas nos dizem: 1) quais são as fontes, 2) quais os autores que são citados, e muitas vezes se repetem, em diferentes trabalhos, e 3) ajudam a criar um repertório de autores em nossa memória. Quem não tem hábito de ler bibliografias, crie! Todavia, para isto é necessário saber como as ler e fazê-las.

De modo mais geral, as publicações são classificadas de duas formas: monografia ou periódico. Esta divisão é encontrada, em termos espaciais, em todas as bibliotecas. (entrando na biblioteca da Unimep Taquaral, direita e esquerda, em SBO, esquerda e frente)

Monografias não são somente as “monografias de final de curso de graduação”. Monografia é um conceito que quer dizer escrever sobre um tema. Por monografia entendem-se monografias de final de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, anais, livros.

Periódico, como diz a palavra, é uma publicação que tem periodicidade; isto é, revistas e jornais. Revistas podem ser de informação, tais como, Veja, Isto é, Playboy, Capricho. Ou, revistas acadêmicas, tais como, Novos Estudos Cebrap, Consulex, Revista dos Tribunais, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Revista do IBCCRIM, etc. etc. O que nos interessa, enquanto trabalho acadêmico, são as revistas acadêmicas, e não as revistas de informação. Isto não quer dizer que não possa utilizá-las, mas o uso é diferenciado.

Esta primeira classificação é fundamental, e a partir dela, você poderá saber como se localizar na biblioteca. As revistas são consideradas de “maior” valor acadêmico do que livros. Em primeiro lugar, ninguém pode pagar pela sua edição, como acontece em “edição do autor”. Se for uma revista “Nota A” pela Capes, ela tem um corpo editorial respeitável, assim como uma grande qualidade das suas publicações. Como são artigos, são menores e delimitados quanto aos objetivos de análise. E, finalmente, como a publicação é periódica, a atualização é mais freqüente.

O modo de listar o material utilizado que iremos tratar, as referências bibliográficas ou bibliografia, são aquelas que vêm no final do trabalho. É a última seção de um trabalho. Não confunda com notas de rodapé.

As referências são as informações do material que o autor está utilizando no trabalho. Por isto, pense nelas como se fossem endereços, e a bibliografia como uma lista de endereços.

Quando endereçamos, por exemplo, nossa correspondência pelo correio, podemos fazê-lo de diferentes modos. Quem já recebeu uma carta do exterior pode reparar que as informações vêm de modo diferente. Não interessa a forma, interessa que o carteiro deve entregar a correspondência. Por isto, as regras que vamos utilizar são uma forma de endereçamento, ainda que você possa encontrar outras formas em livros ou em revistas. Isto não quer dizer que aquelas ou a nossa forma esteja errada, isto quer dizer que a forma é diferente. Por isto, dentro de várias possibilidades de “endereçamento”, definimos as regras da ABNT como a nossa forma padrão, e é a partir dela que temos os limites de certo e de errado.

1.1.1 Monografias: livros, catálogos, manuais, etc.

Pense no quadro abaixo como um parágrafo bibliográfico, que sempre começa com o sobrenome do autor, e as outras informações vêm separadas por sinais de pontuação, até o ponto final. Este é o parágrafo básico e vai orientar todas as outras variáveis.

Quanto à formatação, As referências devem estar alinhadas somente à esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

SOBRENOME, Nome. ; SOBRENOME, Nome. Título da monografia: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (Série ou Coleção). Notas. Total de páginas.

Estas informações podem ser encontradas nas primeiras páginas de qualquer monografia, e quando tiver “Ficha Catalográfica” é mais fácil.

A ficha catalográfica fica, geralmente, na 2ª ou 4ª página do livro. Por exemplo:

Sabadell, Ana Lucia

Tormenta juris permissiones. Tortura e Processo Penal na península Ibérica (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Revan, 2006

416p.

ISBN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com