TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petróleo

Resenha: Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Produzir petróleo a 7 mil metros de profundidade é resultado de muita pesquisa e de nossa experiência em águas profundas. Hoje o pré-sal é uma realidade, que nos levou a uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial das próximas décadas.

No pré-sal, desde que começamos a produzir, em 2008, superamos 100 milhões de barris de petróleo. Diariamente são mais de 300 mil barris, nas bacias de Santos e de Campos. Em 2017, estimamos alcançar 1 milhão de barris por dia.

Para conseguirmos descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, desenvolvemos tecnologia própria e atuamos em parceria com universidades e centros de pesquisa. Contratamos sondas de perfuração, plataformas de produção, navios, submarinos, em recursos que movimentam toda a cadeia da indústria de energia. Por isso, nossos investimentos na área do pré-sal se ampliam cada vez mais e chegarão a US$ 52,2 bilhões até 2017, de acordo com nosso Plano de Negócios.

O pulo do gato são os potenciais efeitos de transbordamento das tecnologias, inovações e capacitação de pessoas ligadas ao pré-sal para outros setores industriais e de serviços. Refiro-me à similaridade com a corrida espacial dos anos 60 e 70, em que as tecnologias desenvolvidas pelos americanos foram parar em vários outros setores abrindo, assim, grandes oportunidades de desenvolvimento econômico, capacitação de mão de obra e negócios para o setor privado

O Brasil é o quinto maior país do mundo em área. É grande, enorme mesmo, se comparado à maioria dos demais países. Já foi chamado de “gigante adormecido” e, volta e meia, se ouve a expressão “nação de dimensões continentais”. Mas, caso seja atendido o pleito do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), poderemos ampliar nossos espaços marítimos nacionais dos atuais 963 mil quilômetros quadrados para incríveis 4,5 milhões de quilômetros quadrados.

Isso equivale à metade da extensão territorial, virtualmente uma nova Amazônia. Só que no mar. Uma “Amazônia Azul”, apelido dado pela Marinha como forma de alertar a sociedade para a importância, não só estratégica, mas também econômica, dessa vastidão diante de nossa costa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com