TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petróleo

Artigos Científicos: Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Ritter dos Reis

Engenharia Química

Fundamentos de Engeharia de Petróleo

Pesquisa e Resumo sobre Petróleo

Missale Werkhausen

Professora: Cristina R. Weber

Porto Alegre, 23 de março de 2015

Pesquisa sobre PETRÓLEO

1)Defina Recurso.

A palavra recurso, neste caso, se enquadra como recursos naturais, que é definido como elementos que proveém da natureza, de grande utilidade para o homem no desenrolar da civilização, sobrevivência. Os recursos naturais podem ser renováveis , como a energia do vento, do sol,da água. Os considerados não renováveis são os minérios em geral, o petróleo. Eles são não renováveis porque o tempo para o petróleo e as rochas se formarem é muito longo.

2)Defina Reserva.

Reserva de petróleo é a quantidade que se pode retirar de uma jazida, pelos métodos de recuperação e produção conhecidos, sob condições econômicas e regulamentares vigentes na época da avaliação.

3)Defina Reserva Desenvolvida.

As reservas desenvolvidas são aquelas que podem ser recuperadas de poços já existentes e quando equipamentos necessários para a produção já estejam instalados. As reservas desenvolvidas podem ser dividas em desenvolvidas em produção e desenvolvidas a produzir. As reservas em produção são aquelas que podem ser recuperadas de intervalos completados(intervalos dentro de poços produtores onde já foram realizadas a colocação de revestimento, cimentação, para iniciar a produção), e em produçã na data estimada. As reservas desenvolvidas a produzir são aquelas que podem ser recuperadas de intervalos completados,contudo fechados (são intervalos dentro de um poço produtor que são fechados ainda que o poço possa continuar produzindo), ou de poços fechados (é um poço que por qualquer motivo foi fechado, impossibilitando o trabalho de produção) na data avaliada.

4)Defina Reserva Provável.

As reservas prováveis são aquelas em que as análises dos dados geológicos e de engenharia tenham revelado que há uma incerteza na recuperação dessa reserva em comparação com a estimativa de reservas provadas. As reservas prováveis devem incluir: •Reservas previstas a serem provadas por meio de perfuração de poços; •Reservas em formação que devem ser produtoras com base em suas características de perfis; •Incremento de reservas que poderiam ser classificadas como provadas devido ao adensamento da malha de perfuração; •Reservas que excedam àquelas classificadas como provadas quando se utiliza uma interpretação alternativa de desempenho ou de dados volumétricos.

5)Defina Reserva Possível

As reservas possíveis são aquelas cujas análises dos dados geológicos e de engenharia têm demonstrado uma incerteza maior em comparação com as estimativas de reservas prováveis. As reservas possíveis devem ter: •Reservas cujos limites estejam além do provável devido a controles geológicos; •Reservas em formação que podem ser portadoras de hidrocarbonetos baseados nas características de perfis e análise de testemunhos; •Incremento de reservas atribuídos a adensamento de malha de perfuração; •Reservas de uma área de formação que parecem estar separadas da porção provadas devido a falha e a interpretação geológica; •Recursos descobertos onde as estimativas indiquem alto risco econômico.

Petróleo no contexto Internacional e Nacional

A utilização do petróleo pela humanidade começou pelo menos há 6 mil anos atrás. Ele estava em sua forma bruta, e ele era extraído por afloramento e exsudação. As grande jazidas geralmente são encontradas, onde no passado geológico, ocorreu dobramentos do subsolo, formando as cavidades que acumulam o petróleo. No processo de produção do petróleo,interferem três tipo de rochas distintas:geradora, reservatória e selante. Sem a existência de uma rocha selante e uma armadilha,o petróleo continuaria o seu fluxo à superfície , gerando exsudações ou perda por degradação bacteriana e oxidação.

-NO MUNDO A participação do petróleo na vida do ser humano, já começou nos tempos bíblicos. Os povos usavam-no para fins bélicos, iluminação, pavimentação de estradas, embalsamar os mortos, impermeabilizar cerâmica e óleo de massagem. O petróleo já levou diversos nomes, como betume, óleo de pedra, lama, asfalto. Em 1271, Marco Polo, no norte da Pérsia, já produzia petróleo em escala comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com