TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim

Artigos Científicos: Pim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  167 Visualizações

6 CONTABILIDADE

6.1 Referencial Teórico.

Para Marion (2008), Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu pra auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar para arrecadar impostos nas empresas.

O balanço patrimonial reflete a posição financeira da empresa em determinado momento. (IUDICIBUS,1985).

Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. (MARION, 2008).

No Brasil a DRE deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência. Segundo o Manual de Contabilidade Empresarial “Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento”. (MARION, 2003).

Nota-se, assim, que a DRE é elaborada ao mesmo tempo em que se define o balanço patrimonial e que não é possível conceber este relatório dissociado deste outro instrumento contábil. (MARION, 2003)

Para Marion (2008), a análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com