TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pirataria Na Internet

Exames: Pirataria Na Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Pirataria Virtual

Bom, nesse trabalho nós vamos falar um pouco sobre o mundo da internet, mais precisamente sobre a pirataria que ocorre na rede. Pirataria na internet nada mais é que, o download ou a distribuição não autorizada de conteúdos protegidos por direitos autorais, como, filme, musica, gravações de programas de TV, programas de computador, entre outras coisas, com o objetivo de ganhar alguma coisa, ou lucro.

Mais nem sempre a “pirataria” é feita sem o dono do produto sabe, um exemplo é do escritor Paulo Coelho. O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais.

Veja o caso do livro O Alquimista, do escritor Paulo Coelho. Listado como um dos mais vendidos do mundo, ele é também uma das obras mais pirateadas da web. E por iniciativa do próprio autor. “O ex-presidente Bill Clinton foi fotografado com meu livro e celebridades como Madonna e Julia Roberts falaram dele, mas ele estourou mesmo depois que a editora cedeu, e me permitiu publicá-lo de graça na internet”, diz Paulo Coelho sobre o livro, que bateu o recorde de 212 semanas entre as obras mais vendidas do The New York Times.

Muitos dizem que a internet não vive mais sem a pirataria, de certa forma isso é verdade, porque tudo gira em torno da pirataria praticamente, os grandes sites, como youtube, 4shared, e outros, e para acabar com a pirataria, o governo tinha que acabar com a privacidade das pessoas. É o caso da lei feita nos EUA mais que ainda não esta em vigor, a SOPA, o projeto foi apresentado pelo presidente do Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados, o texano Lamar Smith, e levado à frente para o Senado com o nome de “Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act” (Ato de Prevenção Real a Ameaças Online à Criatividade Econômica e Roubo de Propriedade Intelectual).

Se aprovado como está, o SOPA permitirá ao governo norte-americano bloquear o acesso dos visitantes a determinados websites que, segundo o órgão, prejudiquem a criatividade econômica ou incentivem o roubo de propriedade intelectual.

O bloqueio funcionaria de maneira similar ao que ocorre em países como a China, o Irã e a Síria. A ação seria feita diretamente no DNS da publicação. Para que um site seja bloqueado, basta que ele possua alguns links para conteúdo ilegal, ainda que a URL em questão tenha sido postada por um visitante no espaço para comentários.

Embora a lei não afete diretamente o funcionamento da internet aqui no país, é importante ficar atento à repercussão do trâmite do projeto nos Estados Unidos. Como todos nós sabemos, os EUA são uma das maiores potenciais mundiais quando o assunto é internet e, via de regra, leis aprovadas por lá acabam servindo como referência em outros países. Ao menos por enquanto, o internauta brasileiro pode ficar tranquilo quanto ao acesso a seus conteúdos preferidos.

Bom e como funcionaria essa lei? No caso do youtube, se tivesse um vídeo de um jogo, a desenvolvedora do jogo, se julgar que a publicação infringe os seus direitos autorais de divulgação de imagens, pode solicitar ao governo norte-americano que retire o conteúdo do ar. O YouTube, então, seria notificado e, em caso de reincidência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com