TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisos Permeaveis

Artigos Científicos: Pisos Permeaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  643 Visualizações

INTRODUÇÃO

Consideramos como área impermeável os telhados, passeios, ruas, estacionamentos entre outros, que alteram as características do volume do ciclo hidrológico, resultando em aumento de enchentes urbanas e a degradação da qualidade das águas pluviais.

Devido ao avanço das construções e pavimentações das áreas urbanas, a impermeabilização do solo cresceu muito, fazendo com que as águas pluviais antes infiltradas no solo permeável, passassem a escoar sobre o pavimento impermeabilizado. Este escoamento então é captado pelo sistema de drenagem urbana, que envolve as sarjetas, bocas-de-lobo, galerias, etc., que conduzem as águas diretamente para o manancial.

Por causa disso, os espaços permeáveis são de suma importância para a infiltração das águas precipitadas diretamente no solo, diminuindo o escoamento superficial direto. Atualmente, estão sendo utilizados pisos permeáveis nas novas construções, pois além de serem ecologicamente corretos, estes pisos drenam quase toda a água precipitada sobre o mesmo.

Aliás ultimamente prefeituras vem atualizando seu código de obras, requisitando uma ampla área permeável. Sendo assim os pisos permeáveis tem se destacado sendo uma ótima solução, adotada por Urbanistas engenheiros e arquitetos , para suprir tais quesitos.

Nesse estudo são apresentados diversos tipos de pavimentos permeáveis, suas formas de instalações, suas vantagens e desvantagens, como uma forma de analise comparativa, onde se busca o melhor piso para cada tipo de ambiente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com