TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plan de Pesquisa do Projeto Integrador

Por:   •  8/9/2021  •  Abstract  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE PESQUISA

PROJETO INTEGRADOR II

IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO E DA AUTORIA

AUTORES:

Ana Caroline Assunção e Silva

Camila Lima Gontijo Carneiro

Dheiff Lorrany Ribeiro Gomes

Fernanda Bernardes Silva

Jéssica Oliveira Félix

Ronaldo Vasconcelos Gomes

TÍTULO PROVISÓRIO DO TRABALHO: Relacionamentos amorosos e a psicologia positiva.

CURSO: Psicologia 

DADOS DA PESQUISA

1 TEMA 

Relacionamentos amorosos, o bem-estar e a psicologia positiva.

2 DELIMITAÇÃO/PROBLEMA 

Como aconselhar a relação interpessoal saudável dentro de relacionamentos amorosos de forma a promover o melhor bem-estar individual e da díade?

3 JUSTIFICATIVA 

A Psicologia Positiva, propõe um olhar para os aspectos positivos do indivíduo, relacionados ao bem-estar subjetivo. O casamento é compreendido como um elemento que está diretamente associado à promoção do bem-estar, ao reforçar a autoestima e intimidade dos indivíduos por meio das relações duradouras e de

apoio. Portanto, para a Psicologia Positiva, a conjugalidade pode assumir uma feição potencializadora dos relacionamentos interpessoais positivos, possibilitando a manifestação de emoções positivas e, consequentemente, a manutenção do bem-estar dos indivíduos (Scorsolini-Comin, 2014).

Em 2020 o número de divórcios no Brasil teve um aumento recorde, foram mais de 43 mil divórcios extrajudiciais realizados no 2º semestre de 2020 contra mais de 38 mil divórcios em 2019. A psicóloga e terapeuta de casais Dolores Peixoto Oliveira, pondera que o isolamento social na pandemia melhorou o relacionamento de casais que já tinham boa convivência, como também piorou relações entre casais que já tinham muitos conflitos. Apesar da pandemia de COVID-19, o Brasil já seguia há cinco anos, numa tendência de aumento de rupturas matrimoniais.

Tendo em vista a importância de um relacionamento amoroso saudável para o bem-estar do indivíduo e a tendência de aumento da insatisfação com relacionamentos estáveis, é relevante compreender qual a forma mais adequada de ajudar e orientar os casais.

4 OBJETIVOS 

OBJETIVO GERAL – Estudar e verificar, sob a ótica da psicologia positiva, qual a melhor forma de orientar casais, para que possam prosperar numa relação saudável e duradoura, potencializando a capacidade de resolução de conflitos na vida individual e conjugal, visto que relacionamentos interpessoais amorosos saudáveis são fundamentais para a manutenção do bem-estar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  - Realizar pesquisas qualitativas na forma de seis entrevistas para obter testemunhos e dados do aspecto da vida social de casais locais, juntos há pelo menos mais de um ano. Interpretar os dados obtidos, relacioná-los sob a ótica da psicologia positiva para oferecer contribuições.

5 HIPÓTESE Este trabalho espera compreender, de acordo com a literatura da psicologia positiva, como contribuir com as questões práticas dos relacionamentos amorosos.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v7n2/v7n2a08.pdf

https://www.scielo.br/j/estpsi/a/zVyJ4Q3dH97nzTtpfbvCB8J/?lang=pt

https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/3497/2431

http://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2014.72.07

7 METODOLOGIA Neste trabalho será desenvolvido uma pesquisa qualitativa e levantamento bibliográfico e documental, além de seis entrevistas com casais locais, juntos há pelo menos mais de um ano, para coletar dados e testemunhos. Ao final, relacionaremos os dados obtidos e desenvolveremos hipóteses de como aconselhar esses casais sob a perspectiva da psicologia positiva

8 CRONOGRAMA

Etapas/Meses

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Plano de Pesquisa

X

Introdução e Objetivos

X

Metodologia

X

Entrevistas

X

Discussão

X

Considerações finais e resumo

X

Referências

X

Formatação final do artigo

X

Apresentação do artigo

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com