TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador de Pesquisa apresentado à Faculdade Pitágoras

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS

Alexandre Santomartino

Ricardo cereja

Welington Gustavo furlaneto

Murillo rossati

Henrique ferreira de campos

Jundiaí (SP)

2015

FACULDADE PITÁGORAS

Projeto Integrador de Pesquisa apresentado à Faculdade Pitágoras, como exigência parcial para conclusão do Curso de Gestão da Produção Industrial, sob a orientação do Prof.

Jundiaí (SP)

2014

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais que me apoiaram durante este período de estudos e a todos os meus professores que com conhecimento e experiência concretizaram a minha formação profissional .

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................

2. OBJETIVO....................................................................

3. PROGRAMA 5S............................................................

3-1SEIRI...............................................................

3-2SEITON...........................................................

3-3SEISO.............................................................

3-4SEIKETSU.......................................................

3-5 SHITSUKE.......................................................

4. CONCLUSÃO...............................................................

Introdução

Nos tempos de hoje, tornou-se cada vez maior as cobranças quando se trata de desperdícios nos processos produtivos, seja ele qual for: tempo de setup, matéria-prima ou mão-de-obra. Os clientes cobram mais rapidez nas respostas e nas tomadas de decisões, exigindo de seus fornecedores qualidade e flexibilidade para melhor atende-los, “não podemos mais demorar”. Dependemos muito de tecnologia e de boas idéias para podermos colocar em prática, projetos que facilitem parte do processo produtivo. Para introduzir a produção enxuta, se faz necessário que tenha baixos tempos de setup, o baixo tempo do setup é um dos fatores primordiais deste sistema produtivo, baixar o setup possibilita trabalhar em pequenos lotes, diminuir os estoques, aumentar a flexibilidade e atender mais rapidamente a demanda dos clientes. São diferentes as motivações para se diminuir o tempo de setup. Com a redução de setup podemos resolver problemas de capacidade do equipamento evitando que seja adquirido um novo equipamento, ou mesmo implementar um novo turno. O tema do projeto retrata um pouco dessa exigência de mercado, pode-se afirmar que uma das coisas a fazer para melhorar a produtividade em alguns setores da empresa, é montar um grupo de melhoria, no qual são tratados assuntos relacionados há todos os desvios do setor, discutir idéias de melhoria, fazer levantamentos e apresentar ações para tais desvios. Para encontrar as respostas para os problemas, chegar a um parecer que seja de comum acordo com o grupo de melhoria e aplicar no projeto, foi preciso utilizar algumas metodologias, uma delas foi o Brainstorm, onde se reúne um grupo de pessoas de setores que estarão relacionados direta e indiretamente com o setor que foi avaliado. Finalizando o processo de avaliação de idéias, partiu-se para o planejamento do projeto. Na fase de planejamento utilizamos à ferramenta do PDCA, para que se possa planejar, executar, controlar o projeto, seus resultados e agir corrigindo os desvios causados por ele, com a finalidade de melhorar o projeto implantado. Para realização deste projeto foram estudados alguns conceitos citados pelos seguintes autores:

SIQUEIRA, J. O sistema de custos como instrumento de apoio ao processo decisório: Um estudo multicaso em indústrias do setor metal-mecânico da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como requisito para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania. Orientador: Dr. Ernani Ott. Ijuí, 2005.

CAPITULO 1: PROPOSTA DO PROJETO

A proposta do projeto foi fazer melhorias em ferramentais, para reduzir o tempo de setup foi comprovado que o mesmo traz perdas irreparáveis para a produção e todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com