TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejados

Resenha: Planejados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Identificar uma Empresa Familiar, que pode ser Brasileira ou Estrangeira, de preferência que emita ações em bolsas de valores (não tem problemas se não for desse tipo) e, pesquisar na internet:

O Magazine Luiza, empresa familiar, lançou ações na Bolsa no começo desse ano, captando R$ 925,8 milhões. Analistas de mercado apontam que o segredo da expansão da rede, que começou com uma loja na cidade paulista de Franca há mais de 60 anos e hoje tem mais de 600 espalhadas pelo Brasil, é o profissionalismo à frente dos negócios, que não permite que os egos familiares ganhem destaque. Vale lembrar ainda que recentemente a companhia deu mais um passo rumo ao crescimento e adquiriu o Baú da Felicidade, que era do grupo Silvio Santos. Mesmo que a abertura de capital não esteja nos planos imediatos da empresa, adotar com afinco práticas de governança corporativa e implantar regras claras de gestão são o primeiro passo na busca pela perenidade dos negócios – afinal uma empresa familiar se preocupa em deixar um legado para as próximas gerações. Definir a estrutura organizacional e os papéis dos executivos que vão conduzir a profissionalização deve fazer parte das novas regras logo de início. Os líderes merecem atenção especial durante esse processo, pois serão eles que irão ajudar a consolidar as práticas necessárias. Um dos desafios é identificar as posições-chave para essa empresa que está se remodelando, analisar se contratações são necessárias e buscar talentos dentro da própria empresa e entre os membros da família (processo conhecido como assessment). A família não deve ser necessariamente afastada do controle, mas é importante fazer uso de critérios racionais para avaliar a competência dos executivos e as necessidades de mudanças no quadro de diretores. É possível até que a melhor solução seja uma administração mista. De acordo com pesquisa realizada em 2010 pela consultoria McKinsey, empresas familiares têm rentabilidade 3% superior, em média, à de negócios não familiares, justamente pelo comprometimento do clã fundador. Se for detectada a necessidade de contratação de gestores externos, o que ocorre na maioria dos casos, esta deve ser incorporada ao planejamento estratégico.O segundo passo é integrar a cultura da empresa, que não pode ser desprezada, a essa nova realidade. Para conquistar os objetivos da nova linha de gestão, é fundamental avaliar as competências e o perfil dos executivos para desenvolver e fortalecer comportamentos, alinhando a liderança à estratégia do negócio. Ter um acompanhamento ao longo do processo, que avalie os resultados e promova ajustes, contribui para consolidar a nova administração. A profissionalização das empresas familiares é, portanto, peça-chave para seu sucesso e perpetuação. Além de garantir altos padrões de governança, gestão e performance, a profissionalização é também um antídoto contra eventuais desavenças familiares que possam, no futuro, comprometer a saúde e até mesmo a sobrevivência do negócio.

• A empresa possui um canal de comunicação com os investidores? Qual foi a sua opinião com relação a esse espaço?

Sim. A empresa possui um canal de comunicação bem transparente e de fácil acesso, possibilitando o acesso de maneira pratica e ordenada.

• Você identificou se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com