TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Campanha

Ensaios: Planejamento De Campanha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

6 PLANEJAMENTO

A agência Aura tem o objetivo de desenvolver um planejamento de comunicação adequado com o propósito de promover o serviço da Pronta Entrega Conveniência.

O planejamento auxilia e avalia o melhor caminho para a comunicação da empresa, produto ou serviço.

Para Chiavenato (2011, p.159), o planejamento é um modelo teórico para alcançar uma ação futura que começa com “a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível”.

6.1 Planejamento de comunicação

Segundo Corrêa (1995, p.75)

O planejamento de comunicação é definido como “processo sistemático”, com a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações públicas, com os estipulados pelo marketing, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.

Por meio de pesquisas feitas foram encontrados falha na comunicação com o público final pessoa jurídica (empresas que se encontram ao redor) e o público final (consumidores em geral).

Baseado nos dados recolhidos pelo briefing, pesquisa e planejamento de marketing foram elaborados os objetivos e estratégias de comunicação.

6.1.1 Objetivos de comunicação

a) Agregar valor aos serviços da conveniência através da comunicação com empresas ao redor e público geral;

b) Fidelizar o público das empresas aos serviços da Pronta Entrega Conveniência;

c) Divulgar a marca Pronta Entrega Conveniência através do posicionamento de “mais completa” e criar um vínculo com o público;

d) Gerar conhecimento dos serviços e suas recentes mudanças no espaço físico aumentando o fluxo de consumidores através das campanhas;

6.1.2 Estratégia de comunicação

O plano de comunicação da Pronta Entrega Conveniência será desenvolvido no decorrer de 7 meses, em Presidente Prudente com duração de Fevereiro de 2014 à Agosto de 2014. Os públicos a serem trabalhos são: público final Pessoa Jurídica (empresas ao redor) e público final (jovens e adultos de ambos os sexos das classes A, B e C) de 22 a 45 anos.

Para Pessoa Jurídica serão desenvolvidas ações de comunicações especificas visando divulgar estratégias de relacionamento e fidelização.

Quanto ao público final (jovens e adultos de classes A, B e C) foi detectado que há um grande desconhecimento dos serviços e falta de compreensão do posicionamento da conveniência no mercado. Para que haja o reconhecimento e fortalecimento tanto da marca quanto dos novos serviços serão realizadas campanhas: uma institucional no lançamento da conveniência, uma de divulgação do novo espaço e serviços e uma de oportunidade na fase de sustentação da comunicação.

A campanha institucional será realizada de fevereiro a março de 2014, a campanha de divulgação dos espaços será de abril a maio de 2014 e a campanha de oportunidade de junho a agosto de 2014.

A primeira campanha terá como prioridade trabalhar o posicionamento de “mais completa” para a marca, por meio de um conteúdo que indique o porquê da conveniência ser completa.

Nesta primeira campanha serão utilizadas as seguintes ferramentas: publicidade e propaganda, merchandising e a plataforma digital como apoio.

A segunda campanha visa à sustentação da marca divulgando os novos espaços e serviços. Para essa campanha serão utilizadas as ferramentas: plataforma digital para ofertas, busdoor, mídia indoor e publicidade e propaganda.

Para o público específico (empresas ao redor) serão realizadas ações de comunicação dirigidas ao longo desse período. Será trabalhada como ferramenta principal marketing de relacionamento e a venda promocional com material de divulgação.

A terceira campanha visa à oportunidade, aproveitar a Copa do Mundo como mote para ressaltar a divulgação dos serviços e produtos que é de conhecimento do público-alvo. As ferramentas utilizadas serão: merchandising no PDV, buzz marketing (boca a boca), publicidade e propaganda e plataforma digital.

6.2 Ações de comunicação para o público específico - Empresas ao redor

Para o público específico serão realizadas ações de comunicação dirigidas ao longo do período total da comunicação.

O foco é trabalhar a divulgação do cartão de fidelização e a sirene de aviso “TEMOS PÃO” com ações ao redor. Será realizada a distribuição de panfletos nas empresas informando sobre o cartão, que será realizado por promotores.

Para ação direcionada a esse público específico utilizará a “venda pessoal” (visitas às empresas ao redor), material de apresentação (folder, cartão de visita) e folhetos para a divulgação do cartão de fidelidade e “TEMOS PÃO” onde a divulgação será reforçada com o carro de som ao entorno.

Ocorrerá durante o período de fevereiro a agosto, focando nas visitas onde o promotor da Pronta Entrega Conveniência fará uma apresentação da marca e do produto (cartão fidelidade e “TEMOS PÃO”) aos gerentes/funcionários por meio de material de divulgação (folders, cartão de visita) deixando como brinde vale café como cortesia instigando esse público a visitar a loja aproveitando para fazer o cartão fidelidade gratuitamente. É um meio fácil, eficiente e barato porque fala diretamente com o consumidor específico (pessoa jurídica).

Dados desse público serão recolhidos durante o cadastramento do cartão para a criação de um banco de dados que posteriormente servirá para monitorar o consumo dos clientes e saber quais os seus hábitos.

6.3 Planejamento de campanha

6.3.1 Campanha Institucional da marca

Tema: Pronta Entrega conveniência a mais completa

Período: fevereiro de 2014 a maio de 2014

Público: Homens e mulheres de 22 a 45 anos

Objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com