TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreiras

Trabalho Escolar: Planejamento De Carreiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Este trabalho refere-se a uma empresa de pequeno/médio porte a qual faz produção de massas caseiras.

Sabemos que o mundo comercial hoje, encontra-se cada vez mais competitivo, sendo que qualidade é um diferencial, e a empresa a ser apresentada visa qualidade e sucesso em todas as suas produções.

EMPRESA SINHÁ MASSAS CASEIRAS

“Tradição Italiana com Gostinho Brasileiro”

RAZÃO: DURIGON & LEONEL LTDA.

LOCALIDADE: RUA GUARANI, 1916 – CENTRO – CEP:85902-030

TOLEDO – PR

CNPJ: 82.283.052/0001-87

RAMO ATIVIDADE: PRODUÇÃO DE DOCES, SALGADOS, BOLOS E MASSAS EM GERAL.

Nº DE COLABORADORES: 20 COLABORADORES

HISTÓRICO EMPRESARIAL: Fundada em Setembro/1992, passou por 3 mudanças de proprietário, fusão de duas empresas em novembro/2013. Considerada hoje umas das melhores e mais apreciadas casa de massas, doces e salgados da região.

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

2 HISTÓRICO DA EMPRESA:

A empresa Sinhá Massas surgiu de um simples sonho familiar e de uma oportunidade identificada pela Sra. Cleonice Solange Langue, abrindo suas portas em Setembro de 1992, com a produção de massas caseiras.

Anos depois a empresa passou a ser de propriedade da Sra. Arlete Maccari, em um curto período de dois anos.

Posteriormente, a empresa Sinhá Massas passa a pertencer a Sra. Marcia Durigon e o seu esposo Sr. Paulo Leonel, dando inicio a um grande empreendedorismo de qualidade e sucesso. Onde abre-se um novo leque de diversidade em sua produção de massas.

A Empresa Sinhá Massas fornece suas produções para grandes Super Mercados de Toledo, toda a região oeste do Paraná e até mesmo chegando a capital Curitiba.

Com o sucesso, o casal teve a oportunidade de adquirir mais um empreendimento. Compraram a fábrica de salgados Jansen localizada na cidade de Toledo, agora passa a se chamar DL Salgados. A mesma fornece deliciosos salgados, bolos e doces para uma ampla variedade de estabelecimentos como: cafés, panificadoras, lanchonetes, bistrôs, eventos, encomendas para festas e lanches escolares em geral.

No ano de 2013, mas precisamente na data de 15 de Novembro, houve a Fusão entre a Sinhá Massas e DL salgados, que passa a ter como razão social União de fabrica de salgados DL.

A Empresa tem como Missão desenvolver e produzir alimentos que tenham características suficientes para estimular os consumidores a não apenas comprar, mas tornar a compra desses produtos um hábito e também possibilitar que enxerguem a marca como exemplo de ética e profissionalismo. Visando ser referência nacional na produção de alimentos congelados, tendo como valores:

• Prestar o melhor serviço possível aos seus clientes.

• Oferecer ao consumidor produtos seguros, honestos e de qualidade.

• Fazer de seu trabalho uma atividade de prazer e satisfação.

• Ter com seus fornecedores e clientes uma real relação de parceria.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

O Desenvolvimento organizacional é uma estratégia educacional que visa mudar crenças, atitudes, valores e estrutura da empresa, de modo que elas possam adaptar-se a novos mercados, tecnologias e desafios e o próprio ritmo da mudança (BACCARO ET AL. 2009).

BACCARO (2009) enfatiza a preocupação com a mudança e aperfeiçoamento dos sistemas e apresenta um modelo de processo de DO constituído por cinco fases seqüenciais.

2.1 ORGANOGRAMA DA EMPRESA

• BENS, PRODUTOS E SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA EMPRESA: Agnoline de frango e carne bovina; Dobradinha; Canelones; Empadas de palmito e frango; Esfihas de carne e frango; Empadão de frango e palmito; Lasanha de frango, Quatro queijos, Vegetariana e Bolonhesa; Fricassê; Rondeli de Ricota; Macarrão espaguette, talharim e fuzile; Nhoque de batata; Panqueca de carne, frango e queijo; Tortelone de ricota com espinafre; Tortéi; Massa para Lasanha; Massa para pastel; Palito salgado; Crústuli (cueca virada sequinha); Suspiro; Canudos para Recheio; Lanches escolares em geral e uma variedade de Pães Caseiros.

4.1 Setor de RH

Como a empresa é de pequeno porte, todo o processo do departamento de recursos humanos é feito pela gerencia administrativa comandada pela Sra. Marcia Durigon, também proprietária. Assim, quando necessitam recrutar funcionários, são desenvolvidas entrevistas de seleção onde a escolha é feita diretamente via currículo, ou em alguns casos por indicação.

4.2 Descrição de cargos

GUIRRO (2009) destaca que cargo é o agrupamento de responsabilidades, atribuições e desafios determinados por ocupação no contexto organizacional. Para ocupar um cargo, o profissional é selecionado com base num perfil específico que leva em conta conhecimento, competências, habilidades e requisitos específicos.

Atualmente há a tendência crescente da busca da polivalência e da multifuncionalidade através da ampliação da atuação das pessoas em diferentes funções organizacionais. Neste novo conceito, o cargo vai além das responsabilidades específicas, passando a ser chamado de cargo de atuação ampla.

1. GERENTE ADMINISTRATIVO

2. OPERADOR DE MÁQUINAS

3. SALGADEIRA

4.3 RECRUTAMENTO

De acordo com ELGENNENI (2009), o processo de recrutamento é oficializado por meio de um formulário geralmente denominado requisição de pessoal, que pode ser físico ou virtual.

Independentemente da maneira que a empresa escolhe, o foco principal é buscar recrutar perfis que se encaixem dentro das normas da organização. Porém, a empresa estudada não possui muitas exigências somente que saiba ler e escrever, pois após a contratação o colaborador é encaminhado para o setor onde recebe os treinamentos necessários.

4.4 PROCESSO DE SELEÇÃO

Segundo ELGENNENI (2009), Os processos de seleção normalmente são muito mais desgastantes para as organizações do que a busca de candidato. Portanto, enviar para a seleção candidatos que não são apropriados significa aumentar ainda mais os custos do processo.

As empresas após recrutarem candidatos desenvolvem a seleção de pessoas, a qual funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas que apresentam características desejadas pela organização. A seleção de busca, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.

Existem vários meios de seleção. Essas técnicas permitem um rastreamento das características pessoais dos candidatos através de amostras de seu comportamento. Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos, como rapidez e confiabilidade. Além disso, ela precisa ser capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo a ser ocupado em função dos resultados que alcançou quando submetido a essa técnica.

Essa empresa seleciona currículos mais adequados a vaga ofertada, após feito isso, é marcado uma entrevista com os selecionados, e o que se encaixe melhor será desenvolvido uma experiência e treinamento, para a determinada função. Caso nenhum dos candidatos seja selecionado, a empresa solicita intervenção de uma empresa especializada para que isso ocorra. Porém, esta empresa em alguns casos faz contratações por indicações também.

Até o momento não houve problemas ou perdas com contratações, uma vez que a maior rotatividade de colaboradores detectada foi no setor de serviços gerais. A maioria dos funcionários tem mais de seis anos de empresa, e com decorrer do tempo devido a ampliação da empresa houve contratação de novos colaboradores.

2.1.1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: a empresa não possui.

2.1.2 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS: salário fixo mais comissão quando atingido as metas de produção. Como benefício os colaboradores recebem o Vale-Transporte e Seguro de Vida. Não há pesquisa de nível de satisfação de seus colaboradores com relação aos benefícios ofertados pela empresa. E a mesma não possui um plano de carreira, que possibilitaria a ascensão de seus colaboradores.

2.1.3 RESPONSÁBILIDADE SOCIAL: A Empresa reutiliza o óleo das fritadeiras para a produção de sabão para seus colaboradores.

2.1.4 CÓDIGO DE ÉTICA: O código de ética é uma ferramenta que busca a realização da visão, missão e valores da empresa. É a declaração formal de suas expectativas que serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa diante dos diferentes públicos com as quais interage.

2.1.5 SINDICATO: A empresa pertence ao Sindicato da Alimentação

2.1.6 GESTÃO POR COMPETÊNCIA:

5 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Após analise feita através do estágio e dados coletados via questionário desenvolvidos na empresa em estudo, pode-se observar algumas falhas de atendimento por parte da equipe de vendas, a qual movidas por acumulo de funções não consegue desenvolver um bom papel no atendimento ao cliente final. Fora destacado também que o espaço está ficando pequeno visto que a empresa está evoluindo e com o crescimento aumenta o estoque de produtos diminuindo e muito a área de atendimento, esta que por sua vez segue um ambiente muito abafado devido a produção ser muito próximo e haver pouca ventilação no local.

Analisando a empresa de um modo geral, pode-se notar que necessita de alguns ajustes. Assim como proposta de intervenção sugere-se a contratação de uma empresa terceirizada a qual identifique a necessidade da empresa e desenvolva ou adapte um software especifico para a organização a qual lhe forneça maior conforto e organização na hora de lançamento de produtos ou de saída de pedidos, e que controle também todo custo fixo dessa empresa, seu lucro, contas a pagar e a receber, controle o estoque e toda as finanças.

Com esse tipo de sistema irá melhorar muito alguns processos de que hoje estão desorganizados como o controle de vendas e ainda aperfeiçoar o contato direto com seu cliente em potencial, disponibilizando a hora que o responsável quisesse informações precisas para que consiga repassar ao cliente através de um marketing viral ou de relacionamento de pós venda.

Neste planejamento cria-se um diagnostico organizacional para facilitar todo trabalho da empresa. Contudo é fundamental para a organização investir em marketing para propagar sua marca e sua empresa para novos horizontes. Sendo assim, a empresa deve desenvolver uma estratégia de marketing e detalhar de forma precisa todos os procedimentos de propagação da imagem da organização para a sociedade em geral.

Contudo, a empresa esta caminhando em passos largos. Com uma enorme abrangência de fornecimento na cidade local e região. As pequenas falhas detectadas foi justamente por haver uma grande remessa de solicitações de fornecimento fora, sendo priorizado a Produção, e por sua vez o atendimento local acaba sendo defasado.

...

Baixar como  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »