TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Vendas.

Artigo: Planejamento De Vendas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

Desafio Atividades Práticas Supervisionadas

DISCIPLINA: Planejamento de vendas

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Custos e Formação de Preços, do Curso de Tecnólogo em Gestão Comercial no Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do Tutor EAD Samuel Araujo Franco e Prof Marcos Cesar

Campinas – SP

Junho/2013

SUMÁRIO

Planejamento de vendas........................................................04

Mapa de distribuição de atendimento...........................................05

Atendimento e passos de venda ...........................................06

Referencias Bibliograficas....................................................08

Planejamento de vendas

O planejamento da Equipe de vendas será feita com a proposta de estruturar o departamento comercial com pessoas alocadas estrategicamente em regiões do pais com o objetivo de atender a maior quantidade de clientes possíveis desde que seja possível aplicar um padrão mínimo de qualidade estipulado pala empresa.

Como o estado onde está situada a empresa, neste caso São Paulo, está sendo atendido de maneira satisfatória, parti-se para o planejamento para os demais estados do Brasil. Consideramos ainda o fato de ser um perfil de produtos que é comumente vendido através de distribuidores nomeados em regiões pré-definidas através de estudos mercadológicos.

Depois destes estudos e das ponderações feitas sobre eles foi definido que o modelo a ser aplicado seria a contratação de gestores de negócios que teriam duas funções básicas para efetivar as vendas no território nacional:

A primeira é atender diretamente os 5 maiores clientes da região onde serão alocados. Estes clientes têm como características, uma demanda maior no planejamento da venda propriamente dita já que, nesses clientes é que se pretende ter o maior portfólio de produtos fazendo com que o preço médio alcançado seja muito maior.

A Segunda e talvez mais importante função desse gestor de negócios é a nomeação através de negociações de distribuidores regionais. Estes distribuidores terão a função de atender todo o mercado regional que não é atendido diretamente por esse gestor, ou seja, não são clientes que fazem parte daqueles 5 grandes atendidos diretamente. Desta forma pode-se reduzir drasticamente o custo operacional logístico já teríamos que fazer somente uma entrega e em quantidade maior diluindo o valor por caixa entregue. Observe-se também o menor custo operacional por conta da não necessidade de se montar uma equipe de funcionários que teria um tamanho bastante numeroso considerando-se o tamanho do território geográfico e a quantidade de clientes a serem atendidos.

Por ter características especificas para atender a função e necessidade da função, e que essas características se sobrepõem as de um vendedor “comum” resolve-se aplicar a função e cargo de gestor de negócios.

Definido de como será o modelo de atendimento, voltamos os estudos para definir onde alocar esses profissionais e porque aloca-los desta forma. Levou-se em consideração a densidade demográfica de cada região do país, a quantidade de clientes nessas regiões e principalmente a características dessa população e região.

Com base nesses estudos foi determinado que esses gestores serão a seguinte distribuição para atender o território pretendido:

Portando a equipe de vendas a ser formada será colocada desta forma:

Região norte: 1 gestor de negócios.

Região nordeste: 1 gestor de negócios

Região Centro Oeste 2 gestores de negócios

Região Sudeste (menos o estado de SP). Terá 2 gestores de contas no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais (que atenderá também o Espírito Santo).

Região Sul: 1 gestor de negócios.

Estado de SP. 3 supervisores de venda e acrescentando mais 7 vendedores. A intenção é que com a equipe formada agora com 15 vendedores consigam atender a demanda desta empresa em franca expansão.

Mapa de distribuição de atendimento:

Desta forma, podemos verificar a distribuição geográfica da implantação da equipe de vendas planejada com base em estudos de mercado e demográfico para atendimento no perfil adotado nesta expansão da equipe.

2 – GERENCIAMENTOS DE VENDAS:

O gestor de vendas deverá necessariamente ter características especificas que serão aplicadas para a implantação e criação de uma equipe de vendas que ainda não existe. Algumas dessas características podemos descrever abaixo.

Conhecimento territorial: Esse conhecimento será necessário, pois com ele será compreendido o perfil do profissional que deverá ser contratado para cada região definida anteriormente.

Conhecimento logístico: Para que ele possa entender rentabilidade ou não a uma proposta de negocio emitida por alguma região do país. Como o custo logístico é parte importante da formação de um custo da venda isso é de extrema importância.

Compreensão e adaptação das necessidades imediatas da empresa: Isso porque é preciso entender que se trata de uma nova equipe sendo formada e, portanto, adaptações e possíveis substituições de membros dentro dessa equipe se farão necessários. Neste caso, se usa a compreensão da necessidade da empresa para alocar o perfil do profissional pretendido.

A gestão propriamente dita desta equipe comercial, considerando-se ela já montada, será feita de maneira mais consultiva, ou seja, o gestor de vendas da empresa que é o responsável pelo resultado do mês comercial (venda efetivada) irá interagir frequentemente com os gestores para acompanhamento das vendas.

Esporadicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com