TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Avaliação No Ensino Fundamental

Monografias: Planejamento E Avaliação No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma sequencia lógica dos temas trabalhados. Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, trimestre, etc.

Devemos considerar, também a avaliação como um instrumento muito importante para o professor, pois é assim que ele sabe como seus alunos estão indo. A avaliação não deve ser utilizada para classificar os melhores alunos de uma sala de aula ou taxa-los de incapazes ou fracos, muito pelo contrário, a avaliação deve ser vista como um conjunto de ações que visa buscar informações sobre o processo de aprendizagem.

O QUE É AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA?

A avaliação é um processo natuaral que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por eles estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados.

Ainda hoje existe alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.

Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.

Existem inúmeras técnicas avaliativas como, por exemplo, a prova de consulta, trabalhos e pesquisas, resolução de soluções problemas, entre muitas outras técnicas, as quais permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, essas técnicas apresentam algumas características como: • Possibilidade de professor e aluno dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem;

• A motivação para a correção e o progresso do educando, sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe.

O importante é entender que avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando corrigir erros e construir novos conhecimentos. Diante dessa perspectiva, percebemos que a função diagnóstica, na avaliação, é especial, pois permite melhorar a qualidade do que se vai ensinar e contribui para o desenvolvimento de diferentes capacidades.

O plano de aula também é importante para o professor. O planejamento é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico.

Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes, como por exemplo, dados de identificação do professor e da escola; os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas; conteúdos que será ministradas em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; os procedimentos utilizados para a aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos; e, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.

Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: Adequação dos estímulos; Especificação operacional; Estrutura flexível e Ordenação.

Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase e o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.

Sabendo como o professor prepara suas aulas e como avalia seus alunos, neste momento apresentarei um plano de aula envolvendo duas disciplinas, sendo elas, Língua Portuguesa e Educação Física, que será aplicado na turma do 4° ano do ensino fundamental. Conteúdos explorados: Educação Física ( gênero: dança e movimento) e Língua Portuguesa: ( gênero: conto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com