TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Gestão De Canteiro De Obras

Dissertações: Planejamento E Gestão De Canteiro De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  7.124 Palavras (29 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO

A construção civil é representada desde os primórdios da existência do homem que iniciavam suas habitações em cavernas, passando para formação de comunidades pequenas feitas de pedras e argilas. Com as transformações ocorridas no seu sistema de vida, levou a busca por maior segurança e mais estabilidade, o que não se via pelo estilo de vida nômade que era levado (LIMMER, 1997)

Tendo em vista o desenvolvimento das construções nos últimos tempos, percebe-se a mudança de um cenário artesanal para um cenário atual, industrial. Nessa mudança e reformulação, existe a introdução de ferramentas modernas de trabalho e de gestão nas empresas e nos canteiros de obra, envolvendo todas as etapas da construção.

Nos tempos de hoje, o processo, controlar, implementar e planejar de forma eficiente e econômica a entrada e saída de produtos e informações correspondentes a todo sistema, abrange uma área de planejamento e otimização de informações ligadas a execução de atividades empresariais, e para este caso, o canteiro de obra.

Um canteiro de obras para se manter organizado é uma tarefa difícil para quem toca o dia-a-dia da construção. A preparação e organização visam dar condições de trabalho adequados e uma melhor relação entre os trabalhadores e a empresa. Um espaço desorganizado pode gerar atrasos nos serviços, aumentar os riscos de acidentes e até causar problemas a quem está do lado de fora dos tapumes. Para que a obra não saia da linha, é preciso conhecer bem as atividades que se passam no canteiro e se antecipar aos eventuais problemas.

O planejamento do canteiro de obras tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção, fazendo que as decisões sejam tomadas na medida em que os problemas surgem ao decorrer da execução.

Com isso, os canteiros muitas vezes ficam a desejar em termos de organização, segurança e produção, fazendo com que, deixem de criar uma imagem positiva das empresas no mercado, a ao contrário a tendência recomendem distância aos clientes (NABACK, 2008).

Com esse intuito, o presente trabalho tem como objetivo mostrar em um âmbito geral a importância de um devido gerenciamento de canteiros de obras no que diz respeito à otimização do trabalho, e assim melhorar as condições de trabalho, de segurança, de bem estar, de eficiência e logística, o que consequentemente se traduz em uma melhora na produção, o que tanto as empresas perseguem no seu dia-a-dia num canteiro de obras.

Devido à falta de planejamento adequado, os grandes desperdícios e a falta de organização da construção, mais precisamente no canteiro de obras aliado a falta de segurança levam a um desenvolvimento inadequado e aleatório na construção de um empreendimento, surge então o interesse de mencioná-las e propor soluções que minimizem essas insuficiências na medida do possível.

2 DESENVOLVIMENTO

A indústria da construção civil, em especial o sub-setor de edificações, é frequentemente citada como exemplo de setor atrasado, com baixos índices de produtividade e elevados desperdícios de recursos. Um dos principais reflexos desta situação são os altos índices de perdas de materiais.

A mão de obra da construção é com frequência citada como responsável por este quadro de baixo desempenho, sendo comum titular os operários de displicentes ou incapazes. Entretanto, eles, muitas vezes, não sabem o que devem executar e não dispõem dos adequados instrumentos e materiais de trabalho, ou mesmo de um local em boas condições para executar seus serviços. Assim, é uma atitude simplista culpar a mão de obra pela ineficiência da construção.

Apesar das vantagens operacionais e econômicas de um eficiente planejamento de canteiro serem mais óbvias em empreendimentos de maior porte e complexibilidade, é imprescindível que em um estudo criterioso do layout e da logística do canteiro, devem estar entre as primeiras ações para que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados na obra, qualquer que seja seu porte.

O layout é o arranjo de elementos de um design em relação ao espaço que eles ocupam e em conformidade com um esquema estético geral. Também podemos chamá-lo de gestão da forma e do espaço. O objetivo principal do layout é apresentar os elementos textuais e visuais de uma forma que o leitor os receba com o mínimo de esforço. Com um bom layout, o leitor pode navegar por informações bastante complexas, tanto na mídia, impressa como na eletrônica (HARRIS, 2012)

O planejamento do canteiro desempenha um papel fundamental na eficiência das operações, cumprimento de prazos, custos e qualidade de construção, e merece atenção especial dos responsáveis pela administração da obra.

O canteiro de obras é preparado de acordo com o tipo de edificação, dependendo de vários fatores como o espaço que a obra ocupa, tempo de duração, quantidade de funcionários, podendo ser realizado de uma só vez ou em etapas independentes, de acordo com o andamento da obra. Os benefícios da organização do canteiro de obra em um empreendimento deve ser dado ao projeto do canteiro e seu respectivo layout. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa, mostrando que a mesma se preocupa com o funcionário.

É inegável a importância da organização como elemento associado á produtividade e lucratividade. Na construção civil muitas vezes não é considerado um fator importante, elevando assim o nível de prejuízos decorrentes de problemas que se manifestam em uma obra. A gestão logística gerencia e supervisiona todas as atividades envolvidas na movimentação de bens como transporte de materiais, pessoas e recursos para o lugar certo no momento certo, por conta disso, é considerada como a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos da fonte até o usuário. (BALLOU, 2003).

2.1 Canteiro de obras

O canteiro de obras pode ser definido como a área destinada à execução das atividades do ambiente da obra e instalação das ferramentas e equipamentos, que são de uso indispensável para realização dessas atividades (OLIVEIRA; SERRA, 2006 apud RIBEIRO, 2011, p.19). Segundo a NR-18 (1996), Norma Regulamentadora de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o canteiro de obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com