TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR-18 E O PLANEJAMENTO DO CANTEIRO DE OBRA

Por:   •  20/9/2016  •  Artigo  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 11

NR-18 E O PLANEJAMENTO DO CANTEIRO DE OBRA

Nome do acadêmico (obedecer a ordem alfabética)[1]

Jorge Matheus da Costa Batinga[2]

Mayara Núbia Batista de Macêdo [3]

Yasmim Braudilene Alves Carvalho[4] 

Sandra de Lourdes Gonçalves[5]

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho é ponderar a aplicação e implementação da NR-18 como instrumento de gestão de segurança, saúde, higiene do trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores da Indústria da Construção, que por consequência, auxilia em todo um planejamento do canteiro de obras. Tendo em vista que o setor da construção civil é caracterizado por seu potencial de empregabilidade e absorção de mão-de-obra não qualificada, que traz em seu perfil o retrato de um setor desorganizado, com dificuldades em utilizar novas abordagens de gestão, como acontece nos canteiros de obras, que são considerados locais perigosos e com pouca qualidade de vida para os trabalhadores. A NR-18, por sua vez, é uma legislação que traz em seu texto medidas para a melhoria das condições e meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção, considerada por muitos profissionais da área como uma norma detalhista e minuciosa.

Palavras-chave: NR-18. Canteiro de Obra. Planejamento

ABSTRACT

The main objective of this work is to consider the application and implementation of the NR-18 as a safety management tool, health, labor hygiene and quality of life for workers in the construction industry, which consequently assists in all planning of the site works.

Given that the construction sector is characterized by its potential for employability and hand labor absorption unskilled, which brings profile picture of a disorganized sector, with difficulty using new management approaches, as on construction sites, which are considered hazardous locations with little quality of life for workers. The NR-18, in turn, is legislation that brings in your text measures to improve the conditions and working environment in the construction industry, considered by many professionals as a detailed and thorough standard.

Keywords: NR-18. Construction site. Planning

INTRODUÇÃO

O planejamento do canteiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas na medida em que os problemas surgem no decorrer da execução. Raramente existe um método definido para o planejamento do canteiro, onde os planos foram elaborados com base na experiência, no senso comum e na adaptação de projetos passados para as situações atuais. Como diz no trecho "A construção civil é uma atividade que envolve grande quantidade de variáveis e se desenvolve em um ambiente particularmente dinâmico e mutável. Gerenciar uma obra não é um dos trabalhos mais fáceis e, no entanto, muito de improvisação ainda tem lugar nos canteiros de obras por todo o mundo." Mattos, Aldo Dória - Planejamento e controle de obras. 

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem.

De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança de uma serra circular. De acordo com a definição adotada, considera-se que o planejamento de assuntos de segurança no trabalho não relacionados às proteções físicas, tais como o treinamento da mão-de-obra ou as análises de riscos, não faz parte da atividade planejamento de canteiro. Tal definição deve-se a complexidade e as particularidades do planejamento da segurança.

“O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e maquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão de obra”(MELO,2010).

O planejamento do canteiro deve ser encarado como um processo gerencial como qualquer outro, incluindo etapas de coleta de dados e avaliação do planejamento. O planejamento do canteiro deve ser encarado como um processo gerencial como qualquer outro, incluindo etapas de coleta de dados e avaliação do planejamento. É sob essa ótica que foi elaborado o método apresentado nesse trabalho, o qual considera a existência de quatro etapas para o planejamento de canteiros:

(1) Diagnóstico de canteiros de obra existentes;

(2) Padronização e procedimentos de planejamento;

(3) Planejamento do canteiro de obras propriamente dito;

(4) Manutenção da organização dos canteiros, baseando-se na aplicação dos princípios NR18.

Em uma construção é necessário a elaboração de croquis do layout ,para que haja uma  identificação de problemas relacionados ao arranjo físico propriamente dito, permitindo observar, por exemplo, a localização equivocada de alguma instalação ou o excesso de cruzamentos de fluxo em determinada área. A necessidade desta ferramenta surge do fato de que a grande maioria dos canteiros não possui uma planta de layout, situação que acaba obrigando a elaboração de um croqui na própria obra, durante a visita de diagnóstico. Considerando essa necessidade, são apresentadas a seguir algumas diretrizes para a elaboração de croquis do layout do canteiro. Tais diretrizes também são aplicáveis à elaboração das plantas de layout.

O Cronograma de um planejamento deve ser bem detalhado, para que não haja nenhum erro nos pontos mais importante de uma obra. Este cronograma deve apresentar graficamente a sequência das fases de layout, além de explicitar as fases ou eventos da execução da obra (concretagem de uma laje, por exemplo) que determinam uma alteração no layout. O cronograma de implantação pode estar inserido no plano de longo prazo de produção, sendo útil para a divulgação do planejamento, para a programação da alocação de recursos aos trabalhos de implantação do canteiro, e, ainda, para o acompanhamento da implantação, facilitando a identificação e análise de eventuais atrasos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com