TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Programação Na Administração Pública

Exames: Planejamento E Programação Na Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Planejamento e Programação na Administração Pública

Professor: Cynthia Cândida

Discente: _________________________________________________________

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

1. Em relação aos quatro momentos do planejamento estratégico situacional: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional, relacione a primeira coluna com a segunda, e assinale a sequencia correta.

1. Momento explicativo

2. Momento normativo

3. Momento estratégico

4. Momento tático-operacional

( ) Refere-se a elaboração do plano de ação

( ) Refere-se a implementação dos planos

( ) Refere-se ao conhecimento da realidade e identificação dos problemas

( ) Refere-se a avaliação quanto as ações propostas

a) 1, 2, 3, 4

b) 4, 1, 3, 2

c) 2, 4, 1, 3

d) 4, 2, 3, 1

e) 2, 1, 3, 4

2. Os protestos no Brasil, em 2013, apresentaram várias manifestações populares por todo o país, que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público e que ganharam forte apoio popular depois da repressão violenta e desproporcional que foi promovida pelas policiais militares estaduais contra as passeatas,levando grande parte da população a apoiar as mobilizações. Passando a abranger uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Em resposta às maiores manifestações populares realizadas, o governo brasileiro anunciou várias medidas para tentar atender às reivindicações dos manifestantes e o Congresso Nacional votou uma série de concessões, como ter tornado a corrupção como um crime hediondo, arquivado

a chamada PEC 37 e proibido o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades. Houve também a revogação dos aumentos das tarifas nos transportes em várias cidades do país, com a volta aos preços anteriores ao movimento.

Assinale a alternativa correta relacionando o texto acima com o método PES:

a) No planejamento elaborado pelo governo federal estava previsto manifestações populares, pois todo planejamento está baseado na teoria de controle de um sistema.

b) O único problema brasileiro é o alto valor da passagem cobrada no transporte público, gerando toda a manifestação que ocorreu no mês de junho de 2013.

c) O governo federal não pode fazer nada em relação as reivindicações da sociedade, visto que todas as operações e ações já foram elaboradas até o ano 2015, e não podem ser alteradas.

d) O método PES alega que o planejamento deve ter flexibilidade para que seus programas possam ser alterados conforme a análise da sua execução, realizada de acordo com as demandas da sociedade.

3. A governabilidade refere-se mais a dimensão estatal do exercício do poder. Diz respeito as “condições sistêmicas e institucionais sob as quais se da o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses” (SANTOS, 1997, p. 342).

( ) certo ( ) errado

4. Considerando o planejamento público no Brasil desde a década de 1930, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O Plano Estratégico de Desenvolvimento (1968 – 1970) objetivava definir um

Página 2/3

projeto nacional de desenvolvimento e ampliar a participação privada na formação do produto nacional.

b) O III PND (1975-1979) teve como ponto forte a definição de grandes projetos de integração nacional, existia uma preocupação com a redução das disparidades regionais. Esse período ficou conhecido como “Milagre Econômico Brasileiro”, pois o país alcançou um crescimento econômico extraordinário, aliado a baixas taxas de inflação.

c) A Década de 1980 é considerada “Década Perdida”, pois prevaleceram apenas planos orientados para a política econômica, monetária e fiscal, que não alcançaram sucesso.

d) O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social (1961 -1963) foi o primeiro plano que teve uma preocupação social, além de objetivos políticos e econômicos como vinha ocorrendo anteriormente.

e) O Plano de Ação Econômico do Governo – PAEG (1964 – 1966) tratava-se de uma tentativa de desvincular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com