TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de planejamento familiar

Por:   •  10/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

MATERNIDADE MUNICIPAL MÃE LÍDIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS CIRÚRGICOS DEFINITIVOS

LAQUEADURA TUBÁRIA PARA O PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR DO MUNICÍPIO DO IPOJUCA .

[pic 2]

IPOJUCA – 2017

 INTRODUÇÃO  

Conforme a Lei nº. 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do Planejamento Familiar, estabelece em seu artigo:

[pic 3]

A assistência em planejamento familiar deve incluir acesso à informação e a todos os métodos e técnicas para concepção e anticoncepção, e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas. A Secretaria Municipal Do Ipojuca em relação ao Planejamento Familiar, implementa ações como educação continuada, assim como avaliação e o monitoramento das variáveis que possam interferir na saúde reprodutiva dos casais/mulheres residentes no município. Tendo por objetivo garantir na rede de serviços o programa de atenção integral à saúde, em todos os seus ciclos vitais, que inclua como atividades básicas, sendo: a assistência à concepção e contracepção, a infertilidade, o atendimento pré-natal, a assistência ao parto, ao puerpério e ao neonato, o controle das doenças sexualmente transmissíveis e o controle e prevenção do câncer cérvico-uterino, do câncer de mama e do câncer de pênis, mantendo assim uma avaliação priorizada ao risco reprodutivo, visando assim à redução da morbimortalidade materno-neonatal. Como resultados dessas ações serão evidenciados na redução das complicações evitáveis durante o pré-natal, parto e o puerpério, em decorrência da assistência qualificada e priorizada a todas as etapas, que englobam desde a pré-concepção, o puerpério e atenção à criança. Os casais bem orientados e assistidos conseguem manter suas famílias dentro dos limites por eles planejados, assim como dar uma melhor qualidade de vida para a sua família.

Todavia o projeto não encontra-se em total funcionamento devido a falta de oferta de cirurgia de laqueadura tubária, sendo esse um método indicado e necessário em determinados casos.

Pode-se citar a lei em questão, pois a mesma contém mecanismos de controle sobre as práticas da laqueadura de trompas. Os serviços de saúde do município devem, através de instruções a respeito da fertilidade, da anticoncepção e dos métodos anticoncepcionais, subsidiar a escolha consciente e o uso adequado do método que mais se adapta à realidade do casal/homem, mulher, bem como fornecer o método anticonceptivo escolhido.

JUSTIFICATIVA  

Conforme o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal (MS 2005):

[pic 4]

No município DO Ipojuca há um grande número de mulheres em idade fértil e que necessitam de uma assistência de qualidade e humanizada. Atualmente, há muita dificuldade de acesso para homens e mulheres que desejam realizar a esterilização cirúrgica, e ainda persiste a prática abusiva de cesarianas, com o fim de realizar a laqueadura.

OBJETIVOS

Implementar serviço público para realização de laqueadura NA Maternidade Municipal Mãe Lídia,  e formar uma Equipe multiprofissional do Programa de Planejamento Familiar, para garantir uma assistência à anticoncepção ampla, segura, humanizada e resolutiva a escolha consciente e o uso adequado do método que mais se adapta à realidade do casal/paciente.

OPERACIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À ANTICONCEPÇÃO E DA ESTERELIZAÇÃO CIRÚRGICA  

Unidades integrantes e coparticipantes do serviço  :

Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF);

 Equipes de saúde da Família;  

01 Equipe Multiprofissional do Programa Planejamento Familiar: enfermeiro, psicóloga, assistente social – da Policlínica Severina Telles  

01 Equipe de Referência do Planejamento Familiar: Maternidade Municipal Mãe Lídia  – aonde será realizado os procedimentos cirúrgicos.  

As ESFs oferecem os serviços de assistência à concepção, atendimento ao prénatal, assistência ao puerpério e ao neonato, controle das doenças sexualmente transmissíveis, controle e prevenção do câncer cérvico uterino e do câncer de mama e realizam atividades preventivas como orientações o uso de métodos anticoncepcionais (reversíveis e irreversíveis), medicina preventiva e DST/AIDS. A mulher/homem/casal que quiser esclarecer dúvidas ou tiver o interesse em realizar a esterilização cirúrgica pode contatar essas equipes que encaminharão para a equipe multiprofissional de planejamento familiar. Além disso, o Agente Comunitário de Saúde deverá encaminhar toda mulher, homem ou casal com vida sexual ativa, no sentido de obter intervenções oportunas, tanto preventivas como educativas e terapêuticas

 População alvo 

-  Mulheres em idade fértil.  

.

 População priorizada

Serão priorizadas mulheres que apresentem um ou mais fatores de risco reprodutivo relacionados a seguir:

• Antecedentes obstétricos desfavoráveis, tais como: abortos, óbitos fetais e neonatais, infertilidade, cerclagem, amniorrexe prematura, trabalho de parto prematuro, DHEG, DMG.

• Doenças crônicas (Risco reprodutivo severo): Hipertensão arterial sistêmica, Diabetes mellitus, doença renal, cardiopatia, doenças autoimunes, pneumopatias, hepatopatias, infecção HIV/AIDS e outras doenças sistêmicas graves;

• Uso/abuso de drogas: benzodiazepínicos, anticonvulsivantes, tabagismo, alcoolismo e outras drogas lícitas e/ou ilícitas.  

Aconselhamento

 Este aconselhamento é entendido como um processo de escuta ativa individualizada e centrada no indivíduo. O aconselhamento será realizado da seguinte forma:

• Identificação e acolhimento ao indivíduo ou casal entendido como suas necessidades, dúvidas, preocupações, medos e angústias entre outras, relacionadas às questões de planejamento familiar e prevenção das DST/AIDS;  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (258 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com