TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Governamental

Exames: Planejamento Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

- Quais as diferenças entre o Plano Salte e o Plano de Metas do Governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK)?

O general Eurico Gaspar Dutra, governou o país entre 1946 a 1951. Durante esse período a política foi marcada por estrito liberalismo, isto é, pelo princípio da não-intervenção do Estado na economia. O resultado de tal política logo se evidenciou nas nossas reservas em moeda estrangeira, as reservas quase desapareceram, e a indústria diminui seu ritmo de crescimento. O governo, assim, mudou suas diretrizes econômicas, abandonando o liberalismo e exercendo um tímido intervencionismo. O ponto mais alto deste tímido intervencionismo foi o Plano Salte que tinha como objetivo de coordenar os gastos do governo principalmente nas áreas de saúde, alimentação, transporte e energia, e embora tivesse sido completamente adotado demonstrava a nova orientação que era o controle dos gastos públicos e elaboração de novas estratégias de desenvolvimento para o país.

Juscelino governou o Brasil de 1956 a 1961. Durante esse período podemos perceber um acelerado processo de modernização do Brasil. Com o lema “cinquenta anos em cinco”, ele pretendia fazer em cinco anos o que levaria normalmente cinquenta anos para ser feito. Seu governo foi marcado por diversas realizações administrativas tendo em vista seu Plano de Metas que contemplava os seguintes eixos: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação, além da construção de Brasília. É importante lembrar que os eixos transporte, energia e indústria de base tiveram uma execução acima do planejado, enquanto os eixos educação e alimentação não avançaram conforme planejado. Houve também, uma forte mudança na estrutura produtiva nacional, No início do governo JK, o setor agropecuário era responsável por 23,5% do PIB e o setor industrial por 25,6% do PIB. Ao fim do governo, a participação do setor industrial no PIB tinha subido para 32,2% e a do setor agropecuário havia recuado para 17,8%. Esses números mostravam que o Brasil passou por um forte processo de industrialização, durante os cinco anos de governo JK.

Podemos considerar o Plano de Metas como o primeiro plano brasileiro com objetivos mais amplos e ousados do que Plano Salte, procurando também uma colaboração mais intima entre os setores público e privado. Além, do desenvolvimento da infra-estrutura e da indústria. Enquanto que, o Plano Salte buscava apenas uma organização dos gastos públicos.

- Qual o foco dos PND I e II?

O 1º Plano Nacional de desenvolvimento (PND I) foi elaborado no governo Médici (1969-1974). O PND I tinha como objetivos: grandes projetos de integração nacional, além da expansão das fronteiras do desenvolvimento. Já o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento (PND II) foi concebido no governo Geisel (1974-1979). O PND II tinha como objetivos: investir na indústria de base e a procura da autonomia na produção de insumos industriais, já na área energética foram iniciada a prospecção de petróleo em águas marítimas profundas, o Programa Nuclear, o Pró-álcool e construção de hidroelétricas, como a Itaipu. Podemos afirmar que fizeram parte das prioridades do PND II, a ampliação do setor de bens e capitais, o setor petroquímico e o setor siderúrgico.

O primeiro plano buscava tornar a nação desenvolvida, por meio de uma economia atual, ativa e competitiva, e executar uma democracia econômica, política, social e racial. Através da expansão dos investimentos, além de grandes projetos em infra-estrutura. Portanto, o plano buscava reconstruir e modernizar as instituições públicas e privadas investindo em infra-estrutura e dar continuidade ao acelerado crescimento que o Brasil vinha prospectando.

Já o segundo plano foi o maior e mais elaborado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com