TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Orçamentário

Ensaios: Planejamento Orçamentário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  5.565 Palavras (23 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 23

ARTIGO CIENTÍFICO: PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

1. RESUMO:

Talvez seja o Orçamento o único e mais importante instrumento ou conjunto de instrumentos que a direção de uma empresa de porte médio ou grande, que contenha departamentos tanto de administração como de produção, possa ter à disposição para o contínuo controle de todas as atividades da organização, como um instrumento dinâmico de administração. Muitas empresas no mundo todo, e mais recentemente no Brasil, depois de realizarem expansões e aumentos de volume de produção, têm verificado que nem sempre são proporcionais o aumento deste volume e o aumento de lucros, mesmo aplicando a lei dos lucros decrescentes. E, então, os administradores passaram a preocupar-se em saber qual a razão por que, muitas vezes, um aumento de produção e mesmo de vendas pode vir a não aumentar ou chegar mesmo a reduzir os lucros. Passaram a investigar quais serão as linhas de produção ou os produtos lucrativos e os não lucrativos; quais serão os departamentos que estão operando com despesas maiores que as esperadas e quais as causas. Em resumo, a administração passou a querer saber onde estão os pontos fracos por onde se estão escoando os orçamentos, para onde colocar-se em posição de tomar as providencias que se façam necessárias. E através do presente artigo, pode-se verificar que, o orçamento empresarial através de seu planejamento é o único recurso que possibilita ao administrador atingir tal objetivo.

Palavras-chave: Planejamento, Orçamento, Financeira.

2. ABSTRACT:

Perhaps either the Budget the only e more important instrument or set of instruments that the direction of a company of average or great transport, that in such a way contains departments of administration as of production, can have to the disposal for the continuous control of all the activities of the organization, as a dynamic instrument of administration. Many companies in the world all, and more recently in Brazil, after carrying through expansões and increases of volume of production, have verified that nor always the increase of this volume and the increase of profits are proportional, exactly applying the law of the decreasing profits. E, then, the administrators had started to be worried in knowing which the reason why, many times, a same increase of production and of sales can come not to increase or to arrive exactly to reduce the profits. They had started to investigate which will be the lucrative lines of production or products and the not lucrative ones; which will be the departments that are operating with bigger expenditures that waited and which the causes. In summary, the administration started to want to know where they are the weak points for where if they are draining the budgets, for where to place itself in position you provide to take them that they become necessary. E through the present article, can be verified that, the enterprise budget through its planning is the only resource that makes possible the administrator to reach such objective.

Word-key: Planning, Budget, Financier.

3. INTRODUÇÃO:

O processo de Planejamento e Tomada de Decisão dentro das grandes organizações deve iniciar basicamente com a definição dos padrões de performance empresarial e respectiva mensuração através de indicadores de análise. Entretanto, os indicadores financeiros, por si só, não são suficientes para avaliar o desempenho empresarial, uma vez que só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade em longo prazo.

O Balanced ScoreCard (BSC) ferramenta desenvolvida por Kaplan e Norton (Harvard – 1992), pode ser considerado um sistema equilibrado de medição estratégica. Complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizado e o crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação que poderão mudar substancialmente todas as atividades. O BSC oferece uma visão sobre o futuro e um caminho para se chegar até ele, o que o transforma num autêntico sistema de gestão.

Nas palavras do próprio Kaplan: “Há uma grande mudança no papel do executivo financeiro nas empresas. No passado, os contadores restringiam-se a manter os registros. Ficavam na ‘lateral do campo’, sem se envolver nos processos de criação de valor utilizados pela empresa. Mantinham os registros e faziam um relatório no fim do período”. O executivo financeiro pode dar uma visão geral dos processos ineficientes e alertar sobre a existência de excesso de capacidade. Também pode chamar a atenção da área de marketing a respeito de clientes não-lucrativos. Ou, quando a empresa está prestes a entrar em novos mercados, apontar qual é o mais atraente do ponto de vista de volume e, especialmente, de rentabilidade. Ele responde, qual é o segmento de clientes mais lucrativo que podemos alcançar com nossos processos e tecnologias?

Desempenhando esses papéis o executivo financeiro está prestando informações fundamentais para a tomada de decisões, e não mais esperando até que as decisões sejam tomadas para então relatar o resultado delas, como faziam os contadores antigamente. Trata-se de um papel muito diferente, e nem todos os profissionais da área sentem-se à vontade com essas novas responsabilidades.

O objetivo deste estudo é o de demonstrar como as empresas devem saber sobre a importância de um planejamento orçamentário. Mesmo porque, sua importância como mecanismo de controle, deve ser sempre lembrada. A comparação de um orçamento com relação à execução, analisada cuidadosamente pela administração, poderá mostrar:

a) pontos fracos nas finanças;

b) atividades mensais dos departamentos, expressas sempre em quantidades e em termos de despesas realizadas;

c) pontos fracos na estrutura administrativa e na organização empresarial.

O objetivo geral do presente estudo é mostrar que, muitas despesas ocultas, como despesas diversas da administração, frequentemente acumulando e ficando despercebidas nos departamentos administrativos e de serviços, podem ser identificadas pelos controles e planejamentos orçamentários, possibilitando, dessa maneira, à Alta Administração da empresa analisar e tomar decisões e ações corretivas.

4. DESENVOLVIMENTO:

Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com