TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributário

Artigos Científicos: Planejamento Tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Analisar os principais fatores de ansiedade no decorrer da avaliação psicológica para a obtenção da carteira nacional de trânsito.

A ansiedade ou impotência são termos que geralmente acontecem no caso de nervosismo, o conflito existe entre o ambiente ameaçador e as pessoas, portanto os processos neurofisiológicos são decorrentes dessa relação. May (1980) diz que a ansiedade constitui a experiência subjetiva do organismo da pessoa numa condição extraordinária, surge na medida em que a pessoa diante de uma situação, não consegue realizar suas próprias exigências e sente ameaças a sua existência e aos valores que considera principais. A ansiedade é um sentimento que acompanha e está relacionado ao perigo, ou seja serve de alerta que algo grave está para acontecer, esta ansisedade refere-se a uma inquietação que pode se transformar em manifestações fisiológicas ou cognitiva.

Já Nardi (1988) diz que apesar de as escalas de avaliação de sintomas ansiosos serem constantemente utilizadas em pesquisas clinicas não existe relação ao grupo de escalas indicado para avaliação sintomatológica em transtorno especifico. Comparando as escalas clinicas pode se dizer: escala de ansiedade de Hamilton HAM-A (Hamilton, 1959) e Escala de ansiedade de Bech (BECK, BROWN, EPSTEIN E STEER, (1988).

Na literatura Brasileira dificilmente são encontrados estudos que relacionam a ansiedade com o processo para obtenção da Carteira de Habilitação (CNH). Em relação a Psicologia do Transito, no final de 2003 segundo as estatísticas do DETRAN, aproximadamente 37.144.993 pessoas possuíam CNH. Já em julho de 2006 no estado de Sergipe, ainda segundo DETRAN 256.283 pessoas já possuíam carteira de Habilitação, os centros de formação de condutores são os órgão responsáveis pela obtenção da Carteira de Habilitação.

De acordo com pesquisas em 2004 o DETRAN do Paraná reprovou três em cada dez candidatos que prestaram exames para obter a carteira de habilitação, esse índice se refere a ansiedade no momento de prestar exames de provas práticas. Atualmente as avaliações são bem rigorosas elevando este índice cada dia, e o novo código de Transito Brasileiro obriga todo candidato que pretende tirar sua Carteiro Nacional de Transito a passar por um centro de Formação de condutores e fazer no mínimo 30horas teóricas e 15 horas práticas.

Bernardino (2006), divulgou em uma pesquisa feita pela Assessoria de Comunicação do DETRAN em São Paulo no mês de outubro de 2006 que a relação da ansiedade com a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação do transito, entre 22.689 que se inscreveram para obter a CNH apenas 59,5 % conseguiram passar nos exames, 32,8% foram reprovados, e 7% desistiram antes de iniciar os testes. No entanto o DETRAN não divulgou os motivos da reprovação, mas os erros insignificantes são os mais comuns ocasionados pela ansiedade e insegurança dos motoristas. O que pode ainda dificultar o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação na opinião de Alves citado pelo Autor acima, é que o medo a insegurança e a ansiedade são os fatores mais comuns em pessoas que tem autocobrança, que não se sentam bem ao ficarem expostas dificultando o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

A ansiedade é considerada um sentimento de apreensão muito irritante, desagradável e vem acompanhado por uma ou mais sensações corporais, como sentimento, coração acelerado, transpiração, como se tivesse com o estomago vazio, dores de cabeça excessiva, boca seca, inquietação, tontura e necessidade de se movimenta, (INEF - INSTITUTO DE ESTUDOS E ORIENTAÇÃO DA FAMILIA 2003).

Conforme o Cid 10, há uma variabilidade enorme dos sintomas dominantes, estando entre queixas e continuas as quais foram citadas no parágrafo anterior,

A ansiedade é considerada uma situação ameaçadora que quando enfrentada, pode levar o individuo a desenvolver respostas eficientes de luta fuga ou mecanismo psicológico de defesa, para minimizar a ansiedade.

Ainda para o mesmo autor acima a ansiedade é um comportamento normal do sistema de alerta de todo ser humano e possibilitya uma integração com o meio ambiente. Não poderíamos sobreviver sem a ansiedade, pois não teríamos reações às mudanças ambientais.

Em várias circunstancias como conseqüência de fatores próprios do individuo e por questões ligadas à complexibilidade de nossa civilização e suas instantâneas transformações, a ansiedade normal torna-se ansiedade patológica, determinando quadros clínicos onde há muito sofrimento para a pessoa acometida.

Portanto o aluno ou candidato quando assume a idéia de obtenção da carteira de habilitação, imediatamente já se passa em sua mente a ansiedade na hora da avaliação tanto teórica quanto pratica. De acordo com o INEP instituro de estudos de orientação da família traz alguns transtornos mentais que o individuo pode sofrer:

• Transtorno de pânico

• Fobias

• Transtorno obsessivo compulsivo-TOC

• Transtorno de stress pos traumático

• Transtorno de ansiedade generalizada.

Ainda para o mesmo autor os transtornos mentais ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com