TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Urbano E Desenho Arquitetônico

Artigo: Planejamento Urbano E Desenho Arquitetônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

a) O homem, no início da humanidade, era nômade, não se fixava em nenhum lugar.

Explique o que fez com que esse homem se fixasse em algum lugar dando origem as civilizações ou cidades.

A revolução agrícola e a atenção com os mortos, foram consideradas como a semente da formação das cidades.

O homem tinha a necessidade de cultivar suas sementes, plantar seu cultivo e domesticar os animais, transferindo para a fêmea a função central da família.

Também tinha a necessidade de dar uma moradia a seus mortos, pois não queriam deixar para trás seus entes queridos.

b) Em resumo as cidades só existem pelo convívio social e pela ação política.

Explique o que você entendeu dessa frase.

As cidades só começaram a se formar quando os homens passaram a ter sua função dentro do grupo, com divisão do trabalho. Com a hierarquização das classes sociais, cada um tinha uma tarefa específica. Havia os que buscavam os alimentos, os que protegiam, os responsáveis pelas decisões do grupo e a obediência a um rei. Porém, houve também muita diferença social.

c) Conceitue “cidade”, baseado na leitura da apostila ou aula.

Segundo o critério de Ratzel, cidade é todo aglomerado permanente cujas atividades não se caracterizam como agrícolas. Atualmente, cidade pode ter dois tipos de conceito: Cidade é toda sede de município, ou, a cidade deve possuir pelo menos um aglomerado de 10 mil habitantes. Portanto, cidade é todo aglomerado urbano envolvendo características sociais, econômicas e culturais em um mesmo ambiente.

d) Baseado na aula (SEÇÃO 3) como você explica a evolução de sua cidade , fazendo uma comparação com o entendimento da A evolução urbana no Brasil.

Com a chegada dos agricultores do sul do Brasil e a evolução da pecuária local, Alberto Rodrigues da Cunha, herdeiro de grandes áreas desses chapadões, vislumbrou a necessidade, lhe despertou o desejo e logo um sonho, de criar uma cidade para atender aos moradores da redondeza.

Em 21 de abril de 1.982, dia de seu aniversário, Alberto Rodrigues da Cunha lançou a pedra fundamental da primeira obra, um posto de combustível, que daria origem à cidade de Chapadão do Céu, loteamento projetado pela arquiteta e sua filha, Marta Garcia Cunha Spears.

Em seguida foi fundada a Escola Beneficente Fruto da Terra, naquele mesmo ano, a qual passou a municipal em 1983 e em 1989 foi encampada pelo estado. Com a instalação da escola os pais começaram a comprar terrenos e morar mais próximo da mesma, o que provocou uma reação em cadeia para o crescimento comercial da cidade.

Desde o seu projeto foi Chapadão do Céu concebido para se tornar uma cidade modelo, na sua organização fundiária urbana, com ruas e avenidas largas, com uma proposta temática que lembra o céu, a natureza e seus ricos componentes, abundantes na região.

Chapadão do Céu está localizado a 480 quilômetros de Goiânia, no Extremo Sudoeste de Goiás, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e possui uma população de mais ou menos 10 mil habitantes segundo dados do IBGE de 2013. Abriga parte do Parque Nacional das Emas, com uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com