TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, planejamento e controle de produção

Seminário: Planejamento, planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção Página 1 de 4

Página 1 de 4

AULA 02 Campo Grande 21, de Fevereiro de 2014.

O Que é Planejamento e Controle da Produção:

Em um sistema produtivo, ao se determinar os seus objetivos faz-se necessário formular planos para atingi-los, planejando recursos humanos, materiais e equipamentos necessários para a produção eficiente, além da necessidade de controlar a produção para a correção de eventuais desvios no planejamento. No contexto da gerência de produção, este processo é realizado pela função de planejamento e controle da produção.

Visão Geral da Manufatura E Serviços

Mudança é a palavra de ordem na sociedade atual. Os meios de produção e serviços passam por profundas mudanças, caracterizadas como uma mudança de paradigma. Do paradigma da produção em massa, do empurrar a produção “push” para o paradigma da produção enxuta, do puxar a produção. Essas mudanças implicam profundas alterações em praticamente todos os segmentos da sociedade, afetando a maneira como atuamos e pensamos.

A mudança no sistema produtivo é rápida e visível, afetando drasticamente o nosso comportamento, principalmente o método de trabalhar, o modo de pensar e atuar.

Ao longo desse processo de modernização da produção, cresce em importância a figura do consumidor, em nome do qual tudo se tem feito.

Pode-se dizer que a produção da satisfação do consumidor é que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção, cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

Fluxo de Mercadorias E Serviços

O consumidor constitui a base de referência de todos os esforços feitos nas empresas modernas. Atendê-lo da melhor maneira possível deve ser objetivo de toda empresa.

As empresas necessitam cada vez mais de esquemas de distribuição rápidos e eficazes, com vários depósitos de produtos acabados junto aos mercados consumidores, ou esquemas de entregas extremamente ágeis, pois o prazo de entrega é fator essencial na decisão de compra. (LOGÍSTICA)

Com a globalização das economias e a criação de produtos padronizados em termos mundiais (carros mundiais, cujas partes podem ser produzidas em países diferentes),o fluxo de mercadorias tende a atingir volumes jamais vistos.

No tocante a serviços, o volume tende a ser ainda maior. Com a melhoria dos meios de comunicação, é normal encontrarmos empresas com seus departamentos de cobrança, de atendimento ao cliente, jurídico etc. em diferentes cidades, até me países diferentes. (CALL CENTERS)

Na área de mercado de capitais, temos os fluxos de dinheiro que, como uma “nuvem” vagam sobre o mundo à procura de locais onde possam “descer” e obter o máximo rendimento possível.

Objetivos da Administração da Produção/Operações

As atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo se inter-relacionam, muitas vezes, de forma extremamente complexa. Como tais atividades, na tentativa de transformar insumos, tais como matérias primas, em produtos acabados e/ou serviços, consomem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final. É objetivo da Administração da Produção/Operações a gestão eficaz dessas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com