TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL

JOHNNY DOS SANTOS TEIXEIRA

RA: 20601867

GESTÃO DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS

Trabalho entregue ao Prof. Francisco Conejero Perez. como exigência para nota N1- 2

SÃO PAULO 16 DE NOVEMBRO

2015

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar sobre o que é a Logística, que é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma determinada empresa ou lugar, Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, Algumas das atividades da logística é a movimentação de materiais, o armazenamento de produtos, o processamento de pedidos e gerenciamento de informações.

A gestão da cadeia de suprimentos é responsável por  gerenciar estrategicamente os diferentes fluxos de bens, serviços, finanças, informações, bem como as relações entre empresas, visando os seus objetivos organizacionais.

Estas organizações podem ser firmas que produzem partes, componentes e produtos finais, fornecedores de serviços logísticos ou até mesmo o consumidor final. A cadeia de abastecimento é muito importante na área da logística e tem uma grande relevância na sociedade atual.

ABSTRACT

This work aims to present on what the logistics, that is the area of ​​management responsible for providing resources, equipment and information for the execution of all the activities of a particular company or place, one of the most important objectives of logistics is to achieve create mechanisms to deliver the products to the final destination in the shortest possible time, some of the logistics activities is the material handling, storage products, order processing and information management.
               The supply chain management is responsible for strategically managing the various flows of goods, services, finance, information, and relationships between companies, seeking their organizational objectives.
               These may be companies that produce parts and components and final products, logistics service providers or even the end user. The supply chain is very important in the area of ​​logistics and has a great relevance in today's society.

INTRODUÇÃO

Mediante as estratégias competitivas adotadas pelas empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, nos dias atuais essas atividades logísticas relacionadas à distribuição física de materiais e produtos, são definidas a partir de uma estrutura planejada para os canais de distribuição. Uma cadeia de suprimentos pode trazer uma enorme vantagem competitiva para uma empresa. Além de analisar os benefícios criados por essa ferramenta como, reduzir os custos, reduzir do tempo, analisar a qualidade e a agilidade da cadeia de logística.

A pesquisa apresenta na primeira parte uma breve revisão de conceitos sobre o que é a Logística, na segunda parte explica sobre a Cadeia de Suprimentos. A terceira parte explica a importância do Supply Chain.

  1. O QUE É LOGÍSTICA?

Logística significa contabilidade e organização, e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática

Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.

A logística é uma fonte de custos importante para muitas empresas: o transporte, a armazenagem e o custo dos estoques representam normalmente mais de 10% do custo de um produto e esta proporção pode chegar facilmente a 30% em alguns setores, como na alimentação. Para os clientes, a logística faz parte da criação de valor ao tornar os produtos disponíveis no local e momento desejados para o consumo.

Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. Mais tarde, também passou a designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.

  1. PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

É aconselhável ter um plano de logística para o processo de distribuição do seu negócio. O planejamento logístico ajudará a reduzir os custos de produção, a velocidade de entrega de seu produto e a responder rapidamente aos pedidos de seus clientes. Além disso, simplificará o gerenciamento de seus itens de fornecimento, o seu inventário e seus custos.

Veja onde o planejamento logístico deve ser aplicado:

  • Logística de entrada (inbound): fluxo de matérias-primas entregues à sua empresa para entrar no processo produtivo;
  • Logística interna: circulação das matérias-primas, dos produtos sendo fabricados e dos produtos acabados dentro de sua empresa;
  • Logística externa (outbound): transporte dos produtos acabados (envolvendo embalagem, expedição, manutenção e transporte).

  1. CADEIA DE SUPRIMENTOS

A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e ou apoiar os objetivos organizacionais.

Apesar do conceito de Cadeia de Suprimentos serem algo relativamente novo, suas bases remontam do nascimento da logística como ciência administrativa em 1950, entrelaça esses dois motes administrativos de forma a gerar a seguinte dúvida ‘A Logística é uma ferramenta da Cadeia de Suprimentos ou seria a Cadeia de Suprimentos uma ferramenta Logística?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com