TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula 5 Civil I

Ensaios: Plano De Aula 5 Civil I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto 1

A -O sindico do condomínio está errando com relação ao condomínio não se responsabilizar pelos danos causados pelos condóminos, pelo fato de não constituir personalidade jurídica, uma vez que o condomínio figura como ente despersonalizado, ou seja, embora possa ser capazes de adquirir direitos e contrair obrigações , ele tem autonomia para ingressar uma ação, independente do regimento interno, pois nenhum estatuto pode ser superior a Constituição Federal.

B- Embora não tenha personalidade jurídica, o condomínio é capaz de adquirir direitos e obrigações, com isso é capaz de atuar no pólo passivo de uma relação jurídica, art. 12 do CPC.

Caso Concreto 2

A- Ao escolher uma fundação particular e não uma associação, Josimar fez a escolha certa , pois é uma dotação de bens livres, instituída através de registro público ou testamento, podendo servir a uma atividade educacional, religioso, moral, cultural ou de assistência, não sendo necessário que o instituidor indique a maneira que será administrada, conforme prevê o artigo 62 e parágrafo único do CC.

B- O procedimento adotado pelo senhor Josimar para a criação da fundação através de uma escritura particular, está errado pois sua criação tem que ser através de uma escritura pública, sendo seu ato dotado de nulidade.

Caso concreto 3

A- A empresa Clear Serviços de limpeza LTDA, não está legalmente extinta, pois irá subsistir até sua total liquidação.

B-Entrar com uma ação de cobrança, com isso na fase de exucução requerer a desconsideração da personalidade jurídica, fundamentada na confusão patrimonial, conforme art. 50 da CC, para atingir os bens dos sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com