TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Atletismo

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula Atletismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  13.357 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula do Atletismo

Objetivo:

O objetivo da aula é vivenciar o Arremesso de Peso

Faixa Etária:

10 a 14 Anos

Número de Alunos:

32

Materiais Utilizados:

Bolas, Giz, Cones e Cordas.

Duração da Aula:

A aula terá duração de 45 minutos

Parte Inicial (Aquecimento):

Para iniciar a aula serão utilizados 10 minutos, onde os alunos irão fazer corridas trotando bem de leve, alternando com os Educativos de Corrida ou a brincadeira de mãe da rua de maneira bem divertida, etc. Em seguida haverá um alongamento específico para atividade vivenciada, no caso aqui do arremesso de peso, onde aquecerá em especial o os punhos, joelhos e tornozelos.

Parte Principal:

Para a parte principal serão utilizados 30 minutos com exercícios específicos de vivênciamento de arremesso de peso.

1° Exercício: (Arremesso de várias formas)

De posse de vários tipos de esferas (vôlei, basquete, futsal, tênis, de ferro, etc.) os alunos irão arremessar da forma que achar melhor visando acertar o maior número de esfera dentro de uma área previamente delimitada pelo professor, em um local distante da zona de arremesso (área alvo). Havendo duas regras: A primeira: Apenas as mãos devem ser usadas no arremesso;

E a Segunda: Não se deve passar da zona de arremesso no ato do arremesso. (A area será delimitada pelo professor). Para esta delimitação poderá ser usada, dois cones e uma corda, colocando as cordas dentro de cada cone deixando-as esticadas com um cone de cada lado, como se fosse uma barreira.

Para cada bola que atingir e permanecer na área alvo o aluno marca um ponto. Vence quem marcar mais pontos! E aos poucos se vai corrigindo.

2°Exercício: (Introduzir o peso, medidas de segurança e a empunhadura).

Com um implemento ou objeto similar de menor peso, podendo ser uma bola, executar uma extensão com peso para cima, segurando com os dedos e lançando para cima sobre a cabeça, várias vezes. Este exercício pode ser utilizado para os dois tipos de arremessos.

3° Exercício: (Arremesso usando apenas a força do braço)

Usando uma corda esticada no chão ou com uma marca feita com um giz para demarcar o limite em que o pé deve estar. Os alunos se colocam na posição lateral, tendo um pé de apoio á frente de seu corpo, segura a bola encostada no pescoço (com empunhadura e a posição inicial), tendo os cotovelos flexionados, o outro braço á frente de seu tronco levemente solto, flexiona o joelho do lado em que se encontra a bola e ao mesmo tempo em que estende o joelho arremessa a bola. Fazendo com que a bola vá o mais longe que ela consegue arremessar, usando-se mais a força dos braços.

4° Exercício: (Preparação para a fase de deslocamento)

Na posição inicial o aluno deverá com uma perna apenas, apoiar ao solo elevar a perna de apoio e realizar saltos em linhas retas para trás.

Parte Final:

Na parte final usa-se 5 minutos para a volta a calma com pequenas caminhadas e um simples alongamento.

Porque Tem Que haver Atletismo Nas Escolas

É muito importante o atletismo na escola, pois é uma maneira agradável e mais dinâmica de praticar esporte. É um esporte completo, onde trabalha todos os músculos e que, qualquer aluno pode praticar e em qualquer lugar ou condição.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com