TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Atletismo

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 3

                                              [pic 1]

Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 

                                                PLANO DE AULA NÚMERO  1

[pic 2][pic 3][pic 4]

             Observação                                      Co participação                                   x       Intervenção

Data: 01/04/2018

Horário:    08:00 às 09:00

Ano:                      Turma:

Nº de alunos:  20 a 24 alunos

Tema da aula:   Atletismo na Educação Fisica Escolar                                                                                

Conteúdo: Atletismo e Jogos Coletivos

Objetivo: Vivenciar a prática e fundamentos  do Atletismo, além de estimular as capacidades físicas e coordenação.

Recursos material: Quadra desportiva, apito, cones, bambolês.

Procedimentos didáticos:

Atividade 1: Alongamento - estender os braços com os dedos entrelaçados, contar até dez, cruzar o braço direito com o braço esquerdo puxando para o lado na altura do pescoço e contar ate dez, trocar os braços contar até dez, com a mão direita pegar o cotovelo esquerdo puxá-lo para detrás das costas passando por cima da cabeça contar até dez, repetir com outro cotovelo, esticar as pernas e tentar encostar as mãos nos pés, contar até dez, com a mão direita segurar o calcanhar direito trazê-lo até o bumbum contar até dez, repetir com a outra perna, com as duas mãos segurar o joelho direito levá-lo até o abdômen, contar até dez, repetir com a outra perna.

Atividade 2: Introdução à corrida - Serão feitas duas equipes que ficarão divididas em duas filas em uma extremidade da quadra, na outra extremidade será colocado um cone para cada grupo, ao sinal do apito do professor, o primeiro aluno de cada fila deverá correr, dar a volta no cone e voltar, tocando na mão do próximo participante para que o mesmo possa correr em direção ao cone. A atividade termina quando o ultimo aluno tiver corrido.

Atividade 3: Corrida com obstáculos - Serão feitas duas colunas de bambolês ao longo da quadra e os alunos serão novamente dividos em duas filas, ao sinal do professor, o primeiro aluno deverá correr rapidamente, colocando apenas um pé em cada bambolê. Ao terminar a coluna, ele deve sair pela lateral para que o próximo da fila possa iniciar sua corrida. Vence a equipe que terminar a atividade em menor tempo, todos os alunos deverão participar.

Atividade 4: Corrida com Resistência - Primeiramente, deve-se organizar os alunos em duplas. Um aluno segura na cintura do outro oferecendo resistência à sua corrida, ao terminarem o trajeto, ambos devem inverter os papéis, ou seja, quem correu irá oferecer resistência à corrida do próximo. Os locais de saída e chegada serão marcados com cones.

Obs: Esta atividade também pode ser feita com cordas ou pedaços de câmara de ar de pneus.

Avaliação: Os objetivos foram atingidos uma vez que o objetivo deste plano de aula é oferecer a vivência e prática do Atletismo no âmbito escolar, iniciando-se pela corrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com