TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Atletismo

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA TÉCNICO ESPORTIVO EM ATLETISMO

PLANO DE AULA

N°alunos:

Faixa Etária: 06 a 30 anos

Modalidade: corrida revezamento

Duração da aula: 50 minutos

Tema:

Técnica de passagem de bastão não visual descendente sem troca de mão.

Objetivo:

Desenvolver o domínio da técnica de passagem de bastão não visual, coordenação motora, sensações de tato, audição, agilidade e sincronia entre os participantes da equipe.

Aquecimento/parte inicial:

Duração: aproximadamente 10 minutos

Atividade 1: execução de alguns exercícios para aumentar a temperatura corporal e preparar o organismo para as atividades.

Atividade 2: cabra-cega

Formação: no mínimo três jogadores dispostos em um espaço limitado

Descrição da atividade: um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço. Os demais jogadores devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição. A cabra-cega bate palma e os demais jogadores gritam “cabra-cega”. Quando a cabra-cega pegar alguém, ela deverá dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acertar, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deverá continuar tentando.

Desenvolvimento/ Parte principal:

Duração: aproximadamente 35 minutos.

Atividade 1: Bolos

Formação: equipe disposta em circulo.

Descrição da atividade: Cada participante recebe uma palavra (direita ou esquerda) a qual indica a mão que o jogador deve manter voltada para trás durante a rodada preparada a receber e passar os bolos, que são os tapas executados na mão do jogador a sua frente. A rodada deve sempre iniciar com algum dos participantes da mão direita e os jogadores devem permanecer alternados entre si, ou seja, a passagem do bolo sempre será de forma intercalada entre direita e esquerda. O professor pode mudar a temática do jogo, como por exemplo, trocar o jogador que inicia a rodada, adicionar a regra de que não pode olhar para trás, tal como uma rodada sem olhar e andando/correndo, a fim de dificultar o jogo.

Objetivo: desenvolver sensação do tato e coordenação motora.

Duração: aproximadamente cinco minutos

Atividade 2: Largada

Materiais:

Formação: equipe organizada em coluna.

Descrição da atividade: Os participantes devem se organizar nas raias, aos sinais do professor, e realizar os movimentos para preparação da largada. No inicio, as mãos dos atletas devem estar atrás das linhas formando um “V” com os dedos e no comando da largada devem tomar cuidado para não esquecer ou deixar cair o bastão, assim como durante a corrida não podem sair da sua raia e precisam realizar a passagem do bastão em uma zona de 20 metros de forma descendente.

Objetivo: treinar a atenção do aluno quanto aos comandos de largada e o cuidado com o bastão seja na largada ou passagem para o segundo atleta.

Duração: aproximadamente cinco minutos.

Atividade 3: HOP

Formação: grupo de pessoas uma ao lado da outra.

Materiais:

Descrição da atividade: o professor da equipe dirá uma sequência de ordens para os jogadores. Quando gritar “HOP” os jogadores devem levantar os braços para trás, com as palmas das mãos voltadas para cima, no momento que gritar “ROK” os jogadores devem erguer os braços para frente e encostar as mãos em seus ombros. Quem errar é considerado morto e deve sair do jogo, quem restar por último será o campeão da brincadeira. 

O interessante é que o professor siga uma sequência não-lógica das ordens, com o objetivo de dificultar a brincadeira, como por exemplo, ao iniciar a sequência ele também realiza a os movimentos, porém com os comandos contrários.

Objetivo: Treinar o senso de atenção, agilidade, percepção auditiva, reflexos rápidos e também o movimento de recebimento e entrega do bastão de modo descendente. Trabalha especificamente com a habilidade áudio-motor do sujeito, ajudando-o a acelerar seu tempo de resposta aos estímulos e consequentemente melhorando o seu desempenho nas corridas de revezamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com